Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

FAJE realiza Colóquio sobre Teologia e Pastoral

  • Postado em: 26 de maio de 2015

A FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), o ISTA (Instituto São Tomás de Aquino) e a PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) promoveram o III Colóquio de Teologia e Pastoral, entre os dias 27 e 29 de abril. O evento reuniu cerca de 130 pessoas e teve como tema “Caminhos Para Evangelizar Segundo J. B. Libanio. Crer, discernir e atuar”.

Na primeira noite, foi apresentada a questão “Crer na cidade”, com as contribuições de José Almir, mestre pela FAJE, e Manoel Godoy, diretor do ISTA. No segundo dia, foi discutida a questão “Atuar com as juventudes”, com as falas de Carlos Alberto Cardoso, doutorando da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Afonso Murad, professor da FAJE. No terceiro dia, foi discutida a questão “Discernir diante dos cenários contemporâneos”, com as participações de Pedro Ribeiro de Oliveira, ex-assessor da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do padre Geraldo De Mori, professor da FAJE.

Seminário Latino-americano

Os professores da FAJE Francisco das Chagas, Eugenio Rivas e padre Geraldo De Mori participaram do Seminário Latino-Americano de Teologia Prática/Pastoral, realizado na Pontifícia Universidad de México, entre os dias 22 e 24 de abril.

O uso da Bíblia nos grupos de reflexão, nos círculos bíblicos e nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e a experiência da Conferência dos Religiosos do Brasil, com o Projeto Tua Palavra é Vida, foram os temas abordados. Além desta leitura histórica, os professores apresentaram a situação, em termos pastorais, do uso da Bíblia na atual conjuntura das comunidades eclesiais, pastorais e da vida religiosa.

Esse seminário é o desdobramento, em nível de América Latina, do Grupo de Santiago, criado em 2012, na Pontifícia Universidad de Chile. Naquela ocasião nasceu o seminário permanente de teologia pastoral/prática. Desde então, o evento reúne pesquisadores da América Latina e da Europa. Em 2014, o grupo voltou a se reunir, desta vez em Belo Horizonte (MG).  O terceiro seminário será realizado em 2016, em Paris (França),

 

Fonte| FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia)

 

Compartilhe

AnteriorAnteriorEncontro da Rede Magis Ceará acontece em Fortaleza (CE)
PróximoAlunos do Vieira têm encontro com o autor Tiago de Melo AndradePróximo

Últimas notícias

Brasil lança Plano de Ação em Saúde e lidera discussão sobre adaptação climática na COP30

Igreja reforça compromisso com a justiça climática durante Simpósio Internacional na COP30

Ação local entra em cena na COP30: cidades e comunidades lideram a transição climática

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados