O programa da Fundação Fé e Alegria do Brasil, de Vazantes, no Estado do Ceará, marcou presença nesta quinta-feira, dia 6 de dezembro, na 4ª edição da ONG Brasil, feira e congresso internacional das organizações sociais, que está sendo realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, maior vitrine do Terceiro Setor no Brasil, tem como objetivo integrar os diferentes setores da sociedade, criando um ambiente de oportunidades, troca de informações e profissionalização. E o FyA Vazantes fez parte do ciclo de palestras com dois temas: “Parcerias bem sucedidas geram resultados concretos” e “Mobilizando recursos e construindo autonomia, gerando arte e renda para o desenvolvimento social”.
A coordenadora do projeto no Ceará, Francimayre Maia da Silva e a assistente social e assessora de projetos, Maria de Fátima Ferreira, foram as palestrantes em dois períodos na ONG Brasil, onde puderam expor o trabalho em Vazantes, bem como os resultados obtidos, além de falar da parceria bem sucedida com a ANEAS (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social), que dá o aporte necessário para o desenvolvimento do projeto. Para Francimayre, a articulação entre a Fundação Fé e Alegria, a comunidade de Vazantes e a ANEAS traz como resultado o sucesso das ações. “As parcerias sempre são fundamentais. Se não fosse a ANEAS acreditar em nós, não seria possível realizar tudo que conseguimos. E mesmo assim as dificuldades são grandes, mas a maior ferramenta que temos para alavancar o projeto é a vontade de fazer”.
A ANEAS aprovisiona o financiamento das ações socioeducativas e de inclusão produtiva, além da formação de um quadro de profissionais contratados, como assistente social, pedagogo, equipe de coordenação pedagógica e instrutores. “É o elo que liga as duas realidades. De um lado a comunidade, vulnerável e excluída e que precisa resolver seus problemas, e a FyA, que conhece a realidade e o cotidiano das famílias com representatividade”, declara a coordenadora.

Um dos projetos do Fé e Alegria-CE é o Centro de Desenvolvimento Comunitário Pe. José Anchieta, que atende mais de 700 pessoas, entre crianças, jovens, idosos e chefes de famílias, beneficiando a população das regiões de Vazantes, Lagoa de São João, Varjota, Ideal e Vila São Francisco. O objetivo principal é fortalecer e contribuir com o desenvolvimento das potencialidades e aquisições de novas possibilidades por parte das famílias de baixa renda do município de Vazantes, fortalecendo a vivência de todos os atendidos. O Projeto tem como base três programas para atingir suas metas: Bolsa de Apoio Sócio Assistencial, Tecendo Esperança – Serviço de Convivência e Renascer na Terceira Idade.

“Nós estamos atrás de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Não somos assistencialistas, fazemos assistência social e damos autonomia para os grupos de pessoas. É o fortalecimento do compromisso dos atores sociais com a melhoria de vida de toda a comunidade. Viemos a São Paulo justamente para mostrar isso tudo”, explica a assistente social Maria de Fátima.
Mais informações sobre o evento ONG Brasil, além da programação das palestras e apresentações, no site do evento.