home

Fé e devoção marcam a procissão de São Benedito

No dia 2 de julho, muitos fiéis e devotos acompanharam a procissão da tradicional festa de São Benedito, em Cuiabá (MT). Os fiéis saíram da Praça do Rosário ainda à tarde, seguiram pela avenida Historiador Rubens de Mendonça, até o prédio da Polícia Federal e retornaram à Igreja do Rosário e São Benedito.

Os fiéis aproveitaram a procissão de homenagem ao padroeiro para pagarem promessas, fazer orações, novos pedidos e agradecimentos ao santo. “Fiz um pedido a São Benedito. Hoje, estou vivo, estou aqui. Não falho na procissão”, disse o aposentado Vanderlei Pereira. “É em Deus, na Virgem Maria e no padroeiro São Benedito”, disse a dona de casa Idalice Rodrigues, se referindo a fé.

O Santo negro, como é conhecido pelos fiéis, ganhou grande devoção, principalmente, pelos mais humildes. Uma herança de fé que muitos guardam com emoção, como o aposentado Frederico London que considera o santo como “o maior protetor dos pobres do Brasil”.

A procissão, que começou no final da tarde, terminou à noite, iluminada pelas velas que os fiéis carregavam. O tamanho da devoção do cuiabano por São Benedito pode ser medido também ao final, quando os fiéis e devotos, já no palco da festa, fizeram fila para tocar os pés do santo.

A festa começou oficialmente no dia 28 de junho. Desde então, os moradores participaram de missas às 5 horas, “chá com bolo”, orações, apresentações culturais e artísticas, além de feira gastronômica com comidas típicas.

Conhecido como ‘o santo dos pobres’, São Benedito nasceu na Itália e era descendente de escravos. Muitos milagres dele praticados em vida chegaram aos ouvidos dos escravos trazidos para o Brasil. A devoção é tão grande que se tornou símbolo de religiosidade e crença de muitos brasileiros.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá (MT), que leva o nome do ‘Santo dos pobres’, é confiada à Companhia de Jesus e reúne comunidades fiéis ao santo.

 

 

Fonte: Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Cuiabá/MT)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários