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FEI expõe nove propostas de veículos na 50ª MecAut

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Nove propostas de veículos criadas por estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) estão expostas no campus São Bernardo, durante a 50ª Expo MecAut, exposição dos projetos de formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística, sob a coordenação do professor Edson Esteves. A exposição vem com homenagens a personalidades que contribuíram para a sua realização nestes 25 anos. 
 
Os nove projetos são propostas inovadoras que contemplam versatilidade, menor consumo de combustível e emissão de poluentes e transporte de carga. A mostra será realizada no ginásio de esportes do campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção). Durante a exposição, um júri, formado por profissionais da indústria automobilística, vai eleger o melhor projeto. Serão analisados quesitos, como criatividade em inovação, conteúdo técnico do projeto e análise da viabilidade do projeto (custo x benefício). 
 
fotoNa área de pesados, os alunos desenvolveram o Zapp, veículo rodoviário de transporte de cargas (75% rodoviário e 25% urbano). A principal inovação do projeto é a instalação de um defletor pneumático, que reduz o coeficiente de arrasto em até 34%, consumo de combustível em até 13% e emissão de poluentes em até 12%. 
 
Já a proposta do Zwei é um subcompacto para dois ocupantes que tem como novidade o uso de um sistema de acoplamento removível para carga. Com foco na versatilidade e desenvolvido para os centros urbanos, o projeto possibilita que o tamanho do porta-malas seja fixado de acordo com a necessidade do volume de carga a ser transportado. São três opções: 225 litros, 470 litros ou 683 litros. 
 
Outro projeto é o Loaf, desenvolvido para o mercado de vans/utilitários compactos para carga. Com sistema flex, o veículo tem motor 3 cilindros desenvolvido para uso de GNV como principal combustível e etanol como alternativo. 
 
fotoMais projetos: 
Asus – O Asus é um compacto para dois passageiros para uso 90% urbano e 10% rodoviário. Com motorização downsizing multiválvula, o veículo foi projetado para proporcionar mais agilidade no trânsito.
 
FORMe – O principal objetivo do FORMe é viabilizar a utilização de um sistema de propulsão exclusivamente elétrico num veículo de competição e otimizar a aerodinâmica de um veículo tipo fórmula, mostrando a influência de aerofólios e difusores por meio de análises computacionais. Foi desenvolvido para pilotos de competição amadora ou mesmo que buscam lazer e pode ser usado em kartódromos e pequenos autódromos. 
 
KX– Outro veículo no segmento de compactos é o KX também para duas pessoas, destinado à locomoção entre o percurso residência/trabalho, visando conforto. O novo sistema start-stop do KX vem com motor pneumático, compresso, vaso de pressão (25 cm de comprimento) e válvulas de controle de pressão e direcionais. 
 
Moss – é um esportivo para cinco passageiros com curso estimado em R$ 220 mil, com a proposta de seguir a tendência de downsizing e facilidade na aplicação em motores de veículos ciclo Otto.
 
Munari – é um esportivo coupé, com capacidade para cinco passageiros, de uso misto: 60% rodoviário e 40% urbano. O preço está estimado em R$ 80 mil, compatível com os concorrentes. Oferece o mesmo nível de equipamento de série quando comparado a esportivos disponíveis no mercado e, segundo os formandos, é o único que oferece um sistema de transmissão manual. 
 
Type – com linhas inspiradas nos clássicos da década de 1970, o veículo é equipado com motor 3 cilindros, 1.6L, bicombustível, com taxa de compressão variável, ajuste da taxa de compressão para adequação ao combustível, injeção direta de combustível, aumentando a eficiência volumétrica, além de comando de válvulas variável (Tecnologia FPT Multiair) e maior potência em rotações elevadas para utilização em rodovias.

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