A Taipei Kwanchi, em parceria com Jiangsu Broadcasting Corporation, em Nanjing, recentemente lançou um documentário chamado “Adam Schall von Bell, no Serviço dos Imperadores. O longa apresenta a vida do Padre Adam Schall, um jesuíta missionário alemão, astrônomo brilhante e cientista. Seu talento e sua inteligência fizeram dele um personagem notável durante os últimos anos da dinastia Ming e Qing.
O Pe. Schall foi amigo e conselheiro de três imperadores. Após a queda da Dinastia Ming na China, Schall se ofereceu para servir o primeiro imperador da dinastia Qing, um menino de seis anos de idade. Schall teve a entrada no palácio imperial como o tio do novo imperador. Todos à época sabiam que Schall tinha terminado o trabalho em um novo e preciso calendário (nada era mais importante para os imperadores chineses que têm um calendário preciso).
Schall tornou-se um mentor e amigo do jovem imperador. Não converteu ao catolicismo nenhum imperador, mas a sua capacidade de construir pontes ajudou a estabelecer a Igreja Católica na China e mudar o curso da história.