Em uma série de ações estratégicas, a delegação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, liderada pelo Anderson Antonio Pedroso, SJ, visitou a sede da Yingli Solar, na cidade de Baoding, China. A iniciativa faz parte de um planejamento para impulsionar parcerias estratégicas no campo das energias renováveis. Também participaram da visita o Sr. Yin Guibao, gerente-geral da Yingli Solar, e a Sra. Wang Ying, diretora de relações exteriores de Baoding.
A Yingli Solar, uma das líderes globais na fabricação de módulos fotovoltaicos, se destaca pelo compromisso com a inovação tecnológica e a produção sustentável de energia solar. O gestor de negócios, Sr. Khubaib, guiou a comitiva pelo hall histórico da empresa, onde foram apresentadas maquetes demonstrando o funcionamento dos sistemas de energia solar. Logo depois, a diretora de vendas internacionais, Sra. Tan Ying, apresentou a estrutura organizacional e a logística da Yingli Solar.
O professor Prof. Rafael Nasser, DSc., diretor do Instituto ECOA PUC-Rio, destacou a importância da parceria entre a Yingli Solar e a Universidade, apresentando a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro como um centro de experimentação e inovação tecnológica para energia solar.
“Com o crescimento contínuo da energia solar no Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro reforçou seu compromisso com a transição energética e convidou a empresa a enxergar a Universidade como um espaço de experimentação e showroom para as múltiplas possibilidades da tecnologia fotovoltaica, contribuindo para a descarbonização de diferentes operações”, afirmou.
A proposta reforça o compromisso institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com a transição energética global. Durante a visita, os integrantes da delegação conheceram uma garagem para veículos elétricos abastecida por energia solar e uma instalação interativa com painéis no chão que geram energia a partir do movimento dos visitantes, ilustrando de forma prática o uso de tecnologias sustentáveis.
Durante a visita, foi possível explorar o diversificado portfólio da empresa, que inclui painéis solares tradicionais, revestimentos externos, pisos, iluminação, soluções flutuantes e até isolamento acústico. Essa experiência reforçou ainda mais o potencial das tecnologias fotovoltaicas para atender a diferentes demandas do mercado global.
A reunião com o Sr. Yin Guibao foi baseada em discussões sobre o fortalecimento de laços entre a Yingli Solar e centros educacionais de excelência como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A empresa demonstrou interesse em colaborar em projetos de pesquisa e inovação voltados para a redução de emissões de carbono e a expansão do uso de energia limpa.
A Yingli Solar é reconhecida mundialmente como uma das maiores fabricantes de painéis fotovoltaicos. Listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: YGE) desde 2007, a empresa participa de projetos aprovados pelos principais bancos internacionais e é conhecida pela alta qualidade de seus produtos, certificados pelo INMETRO e PROCEL, além de atender a normas europeias e americanas. A marca ganhou notoriedade mundial ao patrocinar a Copa do Mundo da FIFA™ e o clube de futebol FC Bayern München.
Além disso, a Yingli Solar coleciona prêmios internacionais, como o Social Accountability 8000, que certifica boas práticas de responsabilidade social, e diversas certificações ISO, que atestam qualidade, segurança e sustentabilidade em seus produtos e serviços.A visita representou um passo importante na construção de uma parceria que promete avançar no desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis, conectando a expertise acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro à liderança tecnológica da Yingli Solar . Essa é apenas uma parte da programação da delegação durante a viagem à China, que ainda reserva muitas novidades e oportunidades de colaboração internacional.
Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ
Reitor da PUC-Rio