Fórum de Coordenadores de Ação Social

09-09-2016-encontro-coordenadores-bra

Entre os dias 5 e 6 de setembro, representantes das mantenedoras da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) participaram do Fórum de Coordenadores de Ação Social dos Centros Administrativos, em Porto Alegre (RS). O encontro contou com a presença do secretário para a Justiça Socioambiental da BRA, padre José Ivo Follmann, além de profissionais das áreas de Assistência Social das mantenedoras ASAV (Associação Antônio Vieira), ANEAS (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social) e ANI (Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social).

O encontro teve como objetivo refletir sobre iniciativas referentes ao Marco para Promoção da Justiça Socioambiental, instrumento de trabalho que guiará as ações apostólicas da Província BRA na dimensão da Justiça Socioambiental. Segundo padre José Ivo, o documento busca a integração do trabalho desenvolvido pela rede jesuíta de Assistência Social. “Desenvolvido ao longo de 2015, o Marco contou com a participação de todos os integrantes das mantenedoras e vai ser fundamental, pois ajuda a direcionar todo o trabalho de promoção da Justiça Socioambiental na Província. Ele dará mais segurança para podermos avaliar a pertinência desse ou daquele projeto, ganhando em qualidade”, salienta o jesuíta.

Dos temas tratados durante a reunião, padre José Ivo destaca o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida, de importância essencial para o trabalho das unidades de Ação Social no Brasil. “No final de 2015, em um seminário foi decidido pelo Observatório, que, depois, foi aprovado pelo Fórum de Gestão Apostólica. O nome foi dado em homenagem ao bispo jesuíta referência no empenho social no país e na defesa dos mais pobres. O Observatório é um grande mecanismo de articulação dos centros e obras sociais que já existem. Vejo como um trabalho em rede, que envolve, ao mesmo tempo, os mais de 20 núcleos de Fé e Alegria, os cinco Centros Sociais que temos, as nove grandes obras sociais espalhadas pelo Brasil todo, além das universidades e colégios, pensando em colocar em sinergia todas as potencialidades que estão aí espalhadas, em nível nacional. Logo, logo, virá a público um material de visualização do Observatório, que já está começando a realizar ações, vão acontecer em toda rede, e não só na sede, em Brasília (DF)”, explica padre José Ivo.

A pauta do encontro ainda contou com um estudo de instrumentos para elaboração de projetos em nível nacional, apresentação de procedimentos de gestão integrada, realizados por meio da ferramenta Dynamics, além de um novo instrumento ligado ao cálculo do Ministério da Educação para bolsas vinculadas à Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação – CEBAS.

 

Fonte: ASAV (Porto Alegre/RS)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários