Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Fórum de Voluntariado Jovem e Inserção Sociocultural acontece no CE

  • Postado em: 5 de julho de 2017

Entre os dias 15 e 17 de junho, aconteceu o Fórum de Voluntariado Jovem e Inserção Sociocultural no Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), em Fortaleza (CE). O evento possibilitou um momento formativo e de reflexão e buscou ampliar e fortalecer a articulação entre diferentes frentes de voluntariado jovem na Companhia de Jesus no Brasil.

Participaram do encontro jovens, colaboradores do CIJ, o agente da pastoral do Colégio Antônio Vieira, Paulo Silva, responsável por articular o voluntariado na escola, e o jesuíta Edson Tomé, diretor do Centro MAGIS Amazônia.

O Fórum contou com uma roda de conversa sobre as propostas do projeto de Voluntariado Jovem na Companhia de Jesus, a partir do Programa MAGIS Brasil. Além disso, a vivência sobre inserção sociocultural, partilhas pessoais e institucionais, sobre experiências e construção coletiva de propostas metodológicas para diferentes realidades e modalidades de voluntariado, foram abordados.

“Esse encontro nos inspira e dá luz para continuarmos o trabalho e também nos provoca a perceber ainda os nossos limites […]”

Elzineide Marques, colaboradora voluntária

Segundo o diretor do CIJ, padre Agnaldo Duarte, é importante ouvir as experiências e percepção das pessoas. “Escutar as experiências de outros locais e ouvir a percepção sobre o que estamos construindo como proposta de Voluntariado Jovem é um processo enriquecedor, que encoraja e anima a caminhada e soma mais parceiros e colaboradores para essa missão”, afirma. “Esse encontro também é um marco para o Eixo Voluntariado Jovem no que diz respeito à visibilidade da novidade que é o voluntariado de seis meses, cujo projeto piloto acontecerá ao longo do segundo semestre de 2017, a partir do CIJ e do Centro MAGIS Amazônia”, explica o jesuíta.

Para a colaboradora voluntária Elzineide Marques, o fórum serve como inspiração para dar continuidade ao trabalho. “Esse encontro nos inspira e dá luz para continuarmos o trabalho e também nos provoca a perceber ainda os nossos limites, como a necessidade de avançar na articulação junto às escolas e universidades da Companhia de Jesus, que demonstram ser um espaço muito potente de disseminação da cultura do voluntariado”, conclui Elzineide.

Entre os encaminhamentos do Fórum foram destaques: agendamento de visitas às obras que têm o desejo de realizar o Voluntariado Jovem ou acolher voluntários, animar a realização de voluntariados nos Centros, Casas e Espaços MAGIS, continuar e ampliar as reflexões acerca do tema e realizar a Jornada de Voluntariado Jovem e Inserção Sociocultural em dezembro de 2017.

 

Fonte: Centro MAGIS Inaciano da Juventude- CIJ (Fortaleza/CE)

 

Compartilhe

AnteriorAnteriorColégio São Luís ocupa a Paulista com música e festa
PróximoFórum sobre envelhecimento acontece na UnicapPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados