Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Gaudete et Exsultate, nova Exortação Apostólica do Papa Francisco

  • Postado em: 13 de abril de 2018

Gaudete et exsultate (Alegrai-vos e exultai) é a nova exortação apostólica do Papa Francisco. Apresentado pelo Vaticano no dia 9 de abril, o documento sobre a chamada à santidade no mundo atual repete as palavras de Jesus aos que são perseguidos ou humilhados por causa dele (Mt 5, 12).

Organizado em cinco capítulos, o documento junta-se às outras duas Exortações que o Papa publicou em anos anteriores: Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), em 2013; e Amoris Laetitia (A Alegria do Amor), em 2016.

No entanto, esta última tem três particularidades: está diretamente dirigida a cada leitor, por meio do uso da expressão informal “tu”; utiliza uma linguagem direta; e tem uma estrutura simples e prática. Nesta ocasião, também se decidiu acompanhar o lançamento com um vídeo que destaca os principais aspectos do documento [veja no final do texto]. “Meu objetivo é humilde: fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades”, antecipa Francisco nas primeiras linhas da Gaudete et Exsultate.

O documento começa com uma revisão e um lembrete sobre o que significa a chamada à santidade e, nesses parágrafos iniciais, enfatiza que não é um caminho apenas para pessoas religiosas ou consagradas, mas para todos. Nos restantes capítulos, centra-se nos modos de viver a santidade e assegura que Jesus dá os pontos-chaves, por meio das bem-aventuranças. Além disso, destaca diferentes virtudes humanas, como a paciência, a mansidão, a alegria, a luta interior e o sentido de humor.

O Papa também se refere a outros perigos que surgem: “é também uma luta constante contra o demônio, que é o príncipe do mal”. No entanto, o seu olhar é positivo e esperançoso: “neste caminho, o progresso no bem, o amadurecimento espiritual e o crescimento do amor são o melhor contrapeso ao mal. O caminho da santidade é uma fonte de paz e alegria que o Espírito nos dá”.

Uma Exortação Apostólica é um documento pastoral por meio do qual o Santo Padre se dirige a comunidade católica. Em geral, ela fornece indicações ou orientações sobre algum aspeto específico da vida da Igreja. Desta vez, o Papa toca o coração de cada pessoa, as donas de casa, os trabalhadores liberais, os trabalhadores manuais, os estudantes, os cientistas, os agricultores, os esportistas, os professores: “somos convidados a reconhecer-nos ‘circundados de tal nuvem de testemunhas’, que incitam a não deter-nos no caminho, que nos estimulam a continuar a correr para a meta. E, entre tais testemunhas, podem estar a nossa própria mãe, uma avó ou outras pessoas próximas de nós”.

Faça download da Exortação Apostólica Gaudete et exsultate. Ficou interessado e quer ter este precioso documento impresso? Então, acesse o site da Edições Loyola (www.loyola.com.br) e adquira o seu exemplar!

Abaixo, veja o vídeo sobre o documento produzido pelo Vatican Media:

Fonte: La Machi

Foto: AP

Compartilhe

AnteriorAnterior10ª Edição do Encontro Federativo de Fé e Alegria
PróximoProfessores assumem novas funções na FAJEPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados