Um grupo de artistas procedentes do estado de Gujerat, na Índia, realizou uma série de apresentações culturais na Espanha (País Basco, Navarra, Cantábria e La Rioja), em março. No total, 12 dançarinos e 4 músicos, de origem adivasis (população indígena da Índia), formam o grupo Ankur, que, na língua gujerati, significa ‘algo que brota’.
Os artistas são apoiados pelo Centro de Comunicação e Cultura da Companhia de Jesus no estado de Gujerat. A ONG jesuíta ALBOAN, com a colaboração da área de Entreculturas das cidades espanholas de Logroño e Santander, ajudou na organização do tour do grupo pelo país.
Um dos objetivos da iniciativa era aproximar a realidade dos povos Adivasi à comunidade educativa, por meio da música, das danças tradicionais e das oficinas, que aconteceram em vários colégios da região. O encontro proporcionou um espaço de diálogo intercultural.
A ALBOAN, ONG dos jesuítas, com presença no País Basco e em Navarra, região da Espanha, trabalha na promoção da educação, da justiça e da vida digna em países empobrecidos. A instituição é formada por uma equipe de voluntários e profissionais que, desde a espiritualidade cristã, trabalha pela criação de uma cidadania comprometida com o desenvolvimento humano e a busca por justiça.
Assista um pouco da apresentação dos artistas indianos:
Fontes: www.alboan.org/ www.omp.es
Tradução: Pe. José Luis Fuentes Rodríguez, SJ
Edição: Núcleo de Comunicação BRA – São Paulo