
Poucos pensadores exerceram tanta influência sobre a filosofia e a teologia no Brasil quanto o jesuíta Henrique Cláudio de Lima Vaz (1921–2002). Intelectual de rara profundidade e mestre de gerações, o padre mineiro deixou uma obra vasta e rigorosa, profundamente marcada pelo diálogo entre fé e razão — marca distintiva da tradição inaciana.
Entre os muitos títulos que compõem sua vasta produção, Edições Loyola acaba de publicar duas obras fundamentais, que revelam diferentes momentos e faces de seu percurso intelectual.
Em Ética Filosófica, Lima Vaz apresenta uma reflexão histórico-sistemática sobre as origens e o sentido da ética, examinando como a razão prática estrutura a conduta humana e social. O autor percorre os grandes modelos do pensamento ético ocidental, propondo uma leitura filosófica unificada da ação moral.
Já o volume Fazer a História reúne os dois últimos escritos filosóficos publicados pela Loyola — Ontologia e História e Raízes da Modernidade. Nessa reunião, o autor desloca-se progressivamente dos temas da ontologia clássica para o terreno da filosofia da história e reflete sobre as raízes intelectuais e espirituais da modernidade. Com olhar crítico e fé esclarecida, Lima Vaz mostra como o ser humano é chamado a assumir, com liberdade e responsabilidade, o próprio fazer histórico.
Intelectual jesuíta, professor e formador, Lima Vaz permanece uma presença viva e inspiradora para quem busca pensar o mundo com profundidade e fé. Sua obra continua a provocar, iluminar e desafiar — sinal de que o seu legado filosófico e espiritual segue fecundando novas gerações de leitores.
Saiba mais sobre as obras recém-publicadas por Edições Loyola:
Ética filosófica: https://www.loyola.com.br/produto/etica-filosofica-5538
Fazer a história: https://www.loyola.com.br/produto/fazer-a-historia-5715




