Como podemos compreender o fenômeno da transnacionalização de credos brasileiros? Quais são os contextos em que se inserem? Como a sociedade receptora dessas formas diferentes de fé se relaciona com seus praticantes? Essas e muitas outras questões permeiam o debate da edição 424 da IHU On-Line.
Alberto Groisman, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), examina o Santo Daime como uma “amazonização” do Cristianismo e síntese da religiosidade e subjetividade contemporâneas. A Umbanda e o Batuque no Cone Sul e a estigmatização social de seus praticantes é o assunto de Alejandro Frigerio, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales Argentina e da Universidade Católica Argentina.
Também nessa edição, a Reportagem da Semana relata a experiência do jornalista Ricardo Machado em uma manifestação que ocorreu em Porto Alegre (RS). Ele descreve assim: “Lentamente esse corpo foi despertando. Primeiro abriu os olhos, depois foi às redes sociais, depois, finalmente, ergueu-se e foi às ruas”.
Na Sala de Leitura constam as dicas de Caio Coelho, mestrando em antropologia, e de Inácio José Spohr, coordenador do Programa Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – GDIREC. Confira essas e outras matérias clicando aqui.
Fonte: IHU Online