Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Inclusão nas salas de aula do Colégio Diocesano

  • Postado em: 31 de março de 2017

Um livro interativo. Essa foi a ideia de Paula Brígida, acompanhante pedagoga de Ananda Alícia Couto da Costa, de 10 anos, aluna deficiente visual do Colégio Diocesano. A proposta era adaptar materiais didáticos que possibilitassem o aprendizado do aluno e, pensando nisso, Paula produziu os materiais baseados nos livros paradidáticos Outros Contos Africanos para crianças brasileiras, do autor Rogério Andrade Barbosa, e O livro mágico, de Kuang-Ts’ai Hai.

As obras literárias foram adaptadas em formatos maiores, com personagens físicos e texto em braile, na tentativa de ampliar o vocabulário de conhecimento e aprimorar a capacidade de abstração e comunicação de Ananda. Com o uso de materiais como argila e isopor para criar os cenários do enredo, a aluna conquistou mais propriedade no processo de aprendizagem. A menina, que é acompanhada pela pedagoga desde o 1º ano do Ensino Fundamental, adora ouvir histórias e conta a narrativa dos livros com desenvoltura: “Eu gostei muitos dos personagens e quando escuto histórias viajo no mundo da imaginação”.

O Colégio Diocesano desenvolve um programa de educação inclusiva que visa responder às necessidades educacionais da diversidade de alunos da instituição, tendo como atividades o apoio pedagógico em sala da aula – a exemplo de Paula – e o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além desse acompanhamento em sala, os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), diagnosticados com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação dispõe de complementação ou suplementação curricular no AEE. Sara de Carvalho Almeida da Silva, psicopedagoga da instituição, conta que há atendimentos semanais a partir de um plano individualizado, com atividades elaboradas de acordo com a necessidade de cada criança e adolescente. Atitudes como as de Paula e do Diocesano são exemplo, e devem ser seguidas como modelo por outras instituições que querem seguir no caminho de inclusão, melhorando a qualidade de vida de meninas e meninos como Ananda.

 

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)

Compartilhe

AnteriorAnteriorHino em comemoração aos 111 anos do Colégio Diocesano
PróximoConfira os conteúdos publicados no site do Observatório NacionalPróximo

Últimas notícias

Centro Magis Burnier se reúne com a Pastoral do Surdo na Paróquia Santa Terezinha

Representantes da Província dos Jesuítas do Brasil são nomeados para o Grupo de Gênero e Igualdade da Cpal

SJMR recebe prêmio nacional de Direitos Humanos 

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados