home

Início da Congregação dos Procuradores começa em Loyola (Espanha) 

“UMA AVENTURA DE DESCOBERTA… UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE OUVIR O ESPÍRITO”  

Pe. Arturo Sosa, SJ 


Mais de 100 jesuítas de todos os continentes participarão da 71ª Congregação dos Procuradores da Companhia de Jesus, que iniciará na próxima sexta-feira (5), em Loyola, na Espanha. Um momento chave será a apresentação de O Estado da Companhia pelo Superior Geral, Pe. Arturo Sosa, SJ. Entre outros temas, O Estado refletirá sobre as Preferências Apostólicas Universais e como elas estão moldando nossa vida e missão. “A Congregação dos Procuradores é uma oportunidade única para ouvir o Espírito”, ressalta o Pe. Sosa, acrescentando: “Vivemos um período de grandes mudanças e as Preferências Apostólicas Universais lançaram-nos em uma aventura de descoberta. Nossa Casa Comum está ameaçada como nunca; a pobreza aumenta e as pessoas se sentem cada vez mais alienadas e marginalizadas; homens e mulheres estão famintas do Espírito que dá vida; os jovens anseiam por um futuro cheio de esperança. O encontro aqui em Loyola será uma ocasião para refletir sobre como está sendo esta aventura e nos ajudar a aprofundá-la”. 

Entre 6 e 14 de maio, os participantes da Congregação participarão do retiro de oito dias, que será dirigido pelos Conselheiros Gerais, os padres jesuítas Victor Assouad, Claudio Paul e Mark Ravizza. 

A parte canônica da Congregação dos Procuradores acontecerá de 15 a 21 de maio, dia da Ascensão, com uma missa de encerramento na Basílica de Loyola. 

A Congregação dos Procuradores não é um evento isolado. Foi produzido após amplo discernimento a nível local por meio das Congregações Provinciais. Além disso, depois da sua eleiçãocada Procurador, o Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, no caso da BRA, percorreu sua Província, escutando e discernindo com comunidades e pessoas. Estas visitas culminaram em um relatório escrito ao Pe. Geral, com quem, cada Procurador terá a oportunidade de discutir o documento encaminhado em uma reunião privada durante o encontro em Loyola. Esse processo resultou em uma grande quantidade de informações sobre como a Companhia está se movendo e como está respondendo às novas chamadas.  

Depois da Congregação, o Pe. Geral pedirá a todas as Províncias que reflitam sobre O Estado da Companhia, que discerne como aprofundar o caminho a ser seguido em nossa vida e em nossa missão. 

“Este encontro em Loyola é uma oportunidade para ouvir profundamente o Espírito, uma brisa suave que sopra onde quer”, diz Pe. Sosa. “São João nos diz que ‘não sabemos de onde vem este Espírito… ou para onde ele vai’ e é por isso que ouvimos um chamado para entrar em um espaço de vulnerabilidade, admitindo que não sabemos onde isso nos leva e renunciando aos nossos próprios planos e sonhos e, em troca, deixamos Deus sonhar em nós. Como Inácio e seus companheiros, que, quando se encontraram em Veneza, tiveram que desistir do sonho de ir a Jerusalém, nós também podemos nos abrir para um novo futuro, abandonando os sonhos do passado para abraçar mais plenamente os sonhos do Espírito? Esse é o convite a cada um de nós, todos os dias, mas especialmente nesta Congregação dos Procuradores”. 

Todos os jesuítas e companheiros(as) de missão estão convidados(as) a unir-se neste momento único de discernimento, guiados pelo Espírito, fazendo a oração pela Congregação.  

Em particular, convidamos você a participar da oração da manhã da Congregação que será transmitida todos os dias pelo Canal Jesuits Global no YouTube (https://bit.ly/3APa1YP), às 9h30, de 16 a 21 de maio (horário da Europa Central).  

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários