No dia 10 de julho, foi inaugurada a Unitec 4, nova unidade de incubação do Parque Tecnológico Tecnosinos, em São Leopoldo (RS). O espaço, que ocupa uma área de 15 mil m² — onde antes funcionava o setor D do campus da Unisinos — passou por ampla reforma, viabilizada com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e convidados do ecossistema de inovação. A nova estrutura tem capacidade para abrigar mais de 40 empresas e já conta com três organizações instaladas: Saipos, 4Cast e Accerte Tecnologia.
O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, SJ, destacou a relevância do novo espaço nos 25 anos de história do Tecnosinos: “Agora, com a nova unidade, queremos dobrar o número de empresas e reafirmar São Leopoldo como polo de desenvolvimento tecnológico”.
Daniel Klafke, presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e representante do Polo de Informática, enfatizou que “o parque tem um papel importante não só para as empresas locais, mas também no que se refere à captação de recursos, à transferência tecnológica e à internacionalização”.
O gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, projetou um impacto social: “Hoje temos 6 mil trabalhadores no Tecnosinos e frequentemente 700 a 800 vagas abertas. Com a chegada de novas empresas, essa demanda cresce. Acreditamos ainda que logo teremos boas notícias, com a atração de centros de pesquisa e desenvolvimento”.




