Pe. Lucas Mauricio, SJ
Nos dias 08 e 09 de novembro, o Centro MAGIS Burnier realizou o IV Módulo do curso de formação para acompanhamento de jovens Aprendizes do Caminho, tendo como tema o Acompanhamento humano-espiritual. Pe. Francys Adão, SJ, conduziu os momentos formativos, e destacou a importância de favorecer, no processo de acompanhamento, o reconhecimento da identidade pessoal e das raízes que constituem cada jovem. A reflexão dialogou com uma das obras de sua trilogia teogastronômica, ressaltando que a vida espiritual se nutre também da história concreta que molda o sujeito em sua relação com o mundo e com os outros.
O módulo apresentou, ainda, elementos da espiritualidade inaciana, com foco no acompanhamento espiritual, incluindo orientações práticas e as regras de discernimento dos espíritos. Inspirados na mística do caminho de Emaús, os participantes vivenciaram momentos de oração pessoal e partilha comunitária. “Participar do curso Aprendizes do Caminho foi uma experiência de muito aprendizado e enriquecimento. Os temas trabalhados ao longo dos módulos me ajudaram a ter uma nova perspectiva sobre o acompanhamento das juventudes. Foi uma vivência significativa tanto academicamente quanto no aspecto humano-espiritual. Agradeço a toda a equipe que preparou os encontros e aos assessores que contribuíram com suas partilhas”, afirmou a Irmã Amanda Couto.
Após a celebração eucaristica, todos receberam os certificados emitidos pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em parceria com o Centro MAGIS Burnier. Como gesto simbólico, cada participante recebeu uma lamparina de cerâmica, representando a luz que guia quem acompanha e quem é acompanhado. O convite final foi simples e significativo: “não deixar a chama se apagar”, lembrando que o cuidado humano-espiritual se cultiva com presença, atenção e ternura.
Galeria de Fotos:









