Em fase final da viagem de formação à cidade de Goa, Índia, onde foi participar da Terceira Provação, o padre Sérgio Mariucci relatou algumas experiências vividas em solo asiático. O jesuíta destacou a missão que a Companhia de Jesus vem desenvolvendo no sul da Ásia. “Visitei muitas escolas, públicas e privadas, aqui em Goa, no Nepal e no Estado do Tamilnado, província de Madurai. As escolas jesuítas são, em todo lugar, referência de qualidade de ensino e inclusão social. Em todas, a diversidade religiosa é vivida com respeito e harmonia. A grande maioria dos nossos alunos é de hindus, mas há também muitos muçulmanos e budistas”, disse padre Sérgio. “A disciplina dos alunos é algo que chama a atenção, principalmente de quem vem do Brasil”, acrescentou.
Entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, aconteceu a exposição das relíquias de São Francisco Xavier, em Goa. Segundo padre Sérgio, o evento reuniu cerca de quatro milhões de peregrinos. O jesuíta também participou da ordenação do Diácono Ciryl Suresh, na província de Madurai, no sul da Índia, em cerimônia rezada e cantada no idioma local, o Tamil. Padre Sério ressalta que “na Índia, as escolas católicas, em geral, são uma boa fonte de vocações para a Companhia de Jesus”.
A viagem de padre Sérgio teve início em agosto de 2014 e termina no começo de fevereiro, com seu retorno a Porto Alegre (RS). “Estou muitíssimo animado a retornar ao Brasil e contribuir para a missão. Rezei muito por esta nova etapa da Companhia que estamos vivendo, com a criação da Província do Brasil”, finalizou.
A Terceira Provação é último período de formação e inclui um retiro de 30 dias. Durante seis meses, o jesuíta faz uma síntese de todo o processo de formação e apostolado vivido até o momento, em especial os Exercícios Espirituais, o estudo das Constituições e outros documentos da Companhia. Seu objetivo é solidificar a pertença afetiva do jesuíta na Ordem.
Fonte: ASAV