Uma celebração festiva no domingo (15) marcou a acolhida dos jesuítas ao Santuário do Caaró, no município de Caibaté (RS). Tendo em vista os 400 anos da chegada dos jesuítas ao Rio Grande do Sul, que serão comemorados em 2026, a vinda do Ir. Celso Schneider, SJ, e do Pe. Dionísio Körbes, SJ, ao Santuário do Caaró, reforça a importância deste momento para a história do local de fé e devoção.
A missa foi celebrada pelo Pe. Dionísio e contou com a presença dos padres que estiveram no Santuário do Caaró: Danilo Hertz, com 16 anos de serviço no Caaró, e Geraldo Wolf, que esteve à frente da Paróquia por nove meses.
Para o Pe. Danilo Hertz, “este momento marcou o retorno daqueles que não deveriam ter saído”, referindo-se à presença dos jesuítas no Santuário do Caaró.
Segundo o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, é muito representativo para o turismo religioso o retorno dos jesuítas, pois é dessa comunidade de fé que originaram os Santos Mártires das Missões, e, por meio da fé, atraem mais de 100 mil visitantes para o Santuário todos os anos.
Em 19 de novembro, já com a gestão do Santuário pelos jesuítas, será realizada a 90ª Romaria ao Santuário do Caaró.
Fonte: Portal das Missões