Com o tema Memória, Mística, Profecia e Esperança, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) celebrou seus 70 anos de existência em um congresso nacional realizado entre os dias 30 de maio e 02 de junho, em Fortaleza (CE). Cerca de 800 religiosos e religiosas provenientes das cinco regiões do país estiveram presentes.
O primeiro passo do congresso deu-se a partir da memória agradecida dessa história, com depoimentos de três ex-presidentes da CRB, uma retomada histórica feita pelo Frei Carlos Susin, OFMCap, e um documentário celebrativo. A dimensão mística, vivida em uma romaria à Basílica Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé (CE), contou com uma peregrinação alegre e festiva pelas ruas da cidade. A profecia foi celebrada na eucaristia da memória de São Justino, com a recordação das religiosas e religiosos mártires em nosso país; a partilha de missões atuais em que religiosas atuam com mulheres vítimas de violência; com comunidades indígenas no norte do país e com a ação da regional sul nos desastres socioambientais no Rio Grande do Sul.
Por último, celebrou-se a esperança de uma vida religiosa consagrada que, apesar do contexto de mudanças próprio da nossa época, não perde o encanto de tentar se manter inserida, inculturada, atenta ao grito da terra e servidora dos pobres. Participaram do congresso da CRB os padres Aloir Pacini, SJ, Jerfferson Amorim, SJ, Miguel Martins, SJ, Silas Silva, SJ, e os irmãos Jorge de Paula, SJ, Francisco Junior, SJ, e Ubiratan Costa, SJ.
Pe. Jerfferson Amorim, SJ