
A maioria dos jesuítas residentes na Província do Brasil aproveita o mês de janeiro para se dedicar, anualmente, a oito dias de Exercícios Espirituais, como forma de manter viva a espiritualidade, aprofundar alguns temas de discernimento da vida-missão e, segundo a metodologia inaciana, realizar uma “reforma de vida”.
Neste último mês, eles se organizaram em quatro grupos: na Casa de Retiros São José, em Mar Grande (BA), sob a orientação do Pe. David Romero, SJ; no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), sob a orientação do Pe. Valério Sartor, SJ; na Vila Fátima, em Florianópolis (SC), sob a orientação do Pe. Franklin Pereira, SJ; e no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo (RS), sob a orientação do Pe. Francisco Almenar (Paco), SJ.
Aqueles que não puderam realizar o retiro, em janeiro, terão a oportunidade de fazê-lo em setembro, na Vila Fátima, sob a orientação do Pe. Josafá de Siqueira, SJ, ou em outras datas.
Em 2026, os Exercícios para jesuítas têm como tema a quarta Preferência Apostólica Universal: colaborar no cuidado da Casa Comum. Uma proposta que atende aos apelos da 71ª Congregação de Procuradores, expressos no De Statu Societatis 2023, e reforçados recentemente pelo Papa Leão XIV aos superiores maiores, reunidos em Roma (Itália), em outubro de 2025.




