home

Jesuítas tomam posse na PUC-Rio e na Fundação Padre Leonel Franca

O Pe. André Luís de Araújo, SJ, e o professor Marcelo Gattass foram empossados, nesta quinta-feira (15), como os novos Vice-Reitor Geral e Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), respectivamente. Na mesma ocasião, o Pe. Roberto Barros Dias, SJ, também tomou posse como Presidente da Fundação Padre Leonel Franca. O Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, presidiu a cerimônia. A solenidade foi aberta pelo Reitor, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ, que convidou todos para a execução dos Hinos Nacional e Pontifício interpretados pelo Coral da PUC-Rio.

O Reitor da PUC-Rio abriu a cerimônia com uma menção ao ex-Reitor da instituição, Pe. Laércio Dias de Moura (1918-2012), que, segundo ele, trouxe unidade à gestão da Universidade e enfrentou grandes desafios. Pe. Anderson aproveitou para agradecer a colaboração do professor Sergio Bruni, que durante 11 anos exerceu o cargo de Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento. Ele também cumprimentou a família de Pe. André, que veio de Minas Gerais, especialmente para a posse do religioso, e saudou o Provincial Mieczyslaw Smyda.

Pe. André fez uma homenagem a Pe. João Augusto Anchieta Amazonas Mac Dowell, SJ, que foi sepultado no dia 14 de setembro. Pe. Mac Dowell foi Reitor da PUC-Rio entre 1976 e 1982, e, de acordo com Pe. André, enfrentou tempos difíceis durante o regime militar no Brasil. Ele recordou a formação do jesuíta como filósofo, suas produções científicas e ressaltou que Pe. Mac Dowell deve ser uma referência para todos.

O novo Vice-Reitor Geral lembrou o processo de escolha dos jesuítas que vão conduzir a Universidade, a amizade com o Reitor Pe. Anderson e as atribuições que vão surgir com esta nova missão. “O senso de responsabilidade é grande. Venho para uma colaboração que vem sendo desenhada e pensada, de estabelecer uma colaboração e de ser uma presença de qualidade. Ainda mais em uma Universidade como a PUC-Rio, importante para o Brasil, para a Arquidiocese do Rio de Janeiro e para a Companhia de Jesus”, disse.

Pe. André ainda expôs o compromisso de desenvolver projetos no Centro Loyola de Fé e Cultura e terminou com a citação dos poemas Mãos Dadas, do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, e O Menino que Carregava Água na Peneira, de Manoel de Barros.

Na sequência, o último Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento, professor Sergio Bruni, apontou que a data é duplamente significativa: ele passa a função para o professor Marcelo Gattass, a quem respeita muito; e é a data de nascimento de Olívia, sua quarta neta. O professor, que assumiu a função em outubro de 2011, elogiou a competência dos institutos Tecgraf, Gênesis, iiLer (Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio) e NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente). Para ele, o sentimento é de que a caminhada foi prazerosa.

“Procurei cumprir minhas funções com entusiasmo, dedicação e cordialidade. O principal é reconhecer algumas pessoas que tiveram papel fundamental nessa caminhada. Professor Gattass, tenho convicção absoluta de que, com a sua competência e conhecimento de mais de quatro décadas integralmente dedicadas à PUC-Rio, você é o Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação que o momento pede. Ao Pe. Anderson, peço que o senhor continue com tanta sabedoria e inspiração durante a sua gestão. À Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a minha imprescindível e eterna gratidão”, manifestou o professor Sergio.

Após assinar o termo de posse, o Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação, professor Marcelo Gattass, disse que o momento atual é de grandes transformações: “Cheguei à PUC-Rio nos anos 1970, quando ela se firmava como Universidade de pesquisa. Cumprimos a missão de formar novas gerações de professores em todo o Brasil, mas temos que transformar a PUC para ela crescer de novo. Hoje, as universidades estão se transformando em espaços de inovação, com uma integração maior entre todos os tipos de conhecimento. Uma transformação que liga saberes, ciências, seres humanos e sociedades. Temos um caminho longo a ser percorrido, desafios enormes a serem cumpridos. Precisamos de uma nova Universidade: mais forte e mais confiante”.

Durante seu discurso, o presidente da Fundação Padre Leonel Franca, Pe. Roberto Barros Dias, SJ, disse que sentiu uma grande satisfação de ver todos na cerimônia e afirmou que a PUC-Rio e a Fundação se fazem com muitas mãos, cabeças e corações e de forma coletiva. Ele concluiu que todo serviço deve ser feito com alegria e citou o poeta Thiago de Mello. Continuou: “E por que não dizer de forma sinodal e sistêmica? Por isto tenho sido motivado para esta missão. Também o que me motiva é entender que a Universidade tem meios significativos de um grande projeto que se chama educação de qualidade e que visa a excelência humana e cidadã.

O Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, afirmou que a nova gestão manifesta profunda sintonia com o Plano Apostólico, alinhado às Preferências Apostólicas Universais: mostrar o caminho para Deus por meio dos Exercícios Espirituais e do discernimento; caminhar com os pobres, descartados do mundo e vulneráveis; acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança; e colaborar no cuidado da Casa Comum.

Pe. Smyda ressaltou a importância do compromisso de haver uma ecologia integral que demonstre que está tudo interligado. O religioso observou que os jesuítas promovem, nos meios universitários, o respeito pelo meio ambiente em sintonia com a Casa Comum: “Nos damos conta de que a nossa querida Amazônia, como diz o Papa Francisco, não está assim tão longe de nós como a lenha da nossa vida. Essas pistas são fruto de discernimento comum e orientam nossas ações e práticas nas obras da Companhia de Jesus, tal qual a PUC-Rio”.

O Reitor da PUC-Rio destacou que os integrantes da Companhia de Jesus são ligados a uma tradição que os transcende. Segundo ele, um jesuíta enviado em missão nunca está sozinho. Pe. Anderson afirmou ser possível sonhar, projetar uma visão de futuro com humildade a todos, e fez um pedido para os novos Vice-Reitores: que não o deixem errar com os jovens e nem com os pobres. Ele convidou todos a cultivarem esperança, de modo a tornar a PUC-Rio dos próximos 100 anos um ambiente ainda mais jovem.

“O sentido dessa Universidade é educação e inclusão. É um projeto que descobre os talentos e os coloca para o alto. Estamos passando por um momento histórico, são os alunos que vão nos levar para o além. Acredito que Gattass e Pe. André são as melhores cabeças e os melhores corações para renovar esta Universidade. Nós estamos aqui porque a nossa missão ainda não terminou. Unidos, engajados e comprometidos, a virtude da esperança vai reinar”, concluiu o Reitor.

Missa

Ao meio-dia, o Provincial dos Jesuítas do Brasil celebrou uma missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Na homilia, Pe. Smyda destacou a necessidade da compaixão para com o próximo e falou sobre Nossa Senhora das Dores como exemplo desta virtude. Segundo ele, a memória mariana aponta para a centralidade de Jesus Cristo, que une as realidades humana e divina.

O Reitor da PUC-Rio convidou os padres jesuítas que concelebraram a Eucaristia e o Supervisor Administrativo da Universidade, Irmão Brune Gonçalves, SJ, para cantarem a Oração de Santo Inácio, que foi interpretada pelo Coral da PUC-Rio.

Sobre os jesuítas empossados:

Pe. André Luís de Araújo, SJ, é graduado, mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e cursou Filosofia e Teologia no Centro Sèvres Facultés Jésuites de Paris (França), com parte dos estudos na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte (MG). Marcelo Gattass é professor titular do Departamento de Informática, diretor do Instituto Tecgraf e doutor em Engenharia Civil no Programa de Computação Gráfica da Cornell University (EUA). Já Pe. Roberto Barros Dias, SJ, é doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Fonte: PUC-Rio

Participaram desta cobertura: Carolina Smolentzov, Fernando Annunziata, Gabriel Meirelles, Giovanna De Luca, Giulia Matos, Henrique Silva, Kecila Barcelos, Luzi Alves, Rafael Serfaty, Sophia Marques, Victória Reis e Érica Rodrigues.

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários