A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) celebrou, nesta quarta-feira (8), um importante marco na história da Igreja e da Teologia, ao promover a Jornada Tomás de Aquino, que comemorou os 750 anos de Páscoa e 700 anos de canonização desse grande teólogo. O evento aconteceu no Auditório GlI, reunindo acadêmicos, religiosos e interessados na vida e obra dele.
O reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, SJ, deu início à programação, marcando a abertura oficial do evento. Estavam presentes o vice-reitor , Prof. Dr. Pe. Lúcio Flávio Cirne, SJ; o pró-reitor Comunitário e de Extensão, Prof. Dr. Pe. Delmar Cardoso, SJ; e o pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Degislando Nóbrega.
Logo em seguida, Frei André Luís Tavares, OP, Provincial dos Dominicanos no Brasil, proferiu uma conferência com o tema “Os mistérios da vida de Cristo: originalidade da terceira parte da Suma Teológica.” Ele falou sobre uma das principais obras de Aquino.
“Tomás, diferentemente um pouco do que os teólogos do seu tempo, reflete longamente sobre a vida de Cristo. E, nesse sentido, eu recordei que a vida de Cristo, todos os seus atos, tudo que ele fez e sofreu para Tomás de Aquino, são salvíficos e são modelos para todos os cristãos. Então, nós aprofundamos um pouco essas questões, a estrutura da Suma de Teologia. Fiquei muito feliz com as perguntas, com as reações, com o interesse, porque Tomás é um autor clássico, significa que ele, mesmo tendo escrito há mais de sete séculos, tem muito a dizer com as suas intuições a nós hoje, não só à Igreja, mas também à academia e à sociedade”, disse Frei André ao resumir sua conferência.
Após, uma mesa de debate reuniu o diretor da Escola de Educação e Humanidades, Prof. Dr. Danilo Costa, e o coordenador do curso de Filosofia, Prof. Dr. Pe. Marcos Luna, para aprofundar ainda mais a compreensão dos ensinamentos e legado deixados por Tomás de Aquino. A Jornada terminou com orações e cânticos, proporcionando momentos de reflexão e espiritualidade a todos os presentes.
Fonte: Unicap