Mais de cem jovens de diversas cidades do Espírito Santo participaram da segunda edição da Peregrinação Jovem ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, no último sábado (07). A iniciativa, promovida no contexto do Jubileu da Esperança e da Campanha Ser Mais Com Os Demais, foi marcada por momentos de fé, memória e compromisso social, reunindo grupos juvenis, lideranças religiosas e membros das comunidades locais.
A caminhada partiu da comunidade Nossa Senhora das Graças, em Iriri (ES), e contou com a presença de representantes de diferentes expressões da juventude: Encontros de Jovens com Cristo (EJCs), Encontros de Adolescentes com Cristo (EACs), grupos da Pastoral da Juventude, coroinhas, jesuítas e candidatos à Companhia de Jesus. O gesto simbolizou a diversidade e a sinodalidade da Igreja, animada pelo desejo de seguir os passos do Apóstolo do Brasil, São José de Anchieta.
Durante o percurso, os jovens refletiram sobre figuras que marcaram a história da Igreja no Brasil, como Ir. Dorothy Stang, Zilda Arns e Dom Luciano Mendes de Almeida, reconhecendo nelas exemplos de esperança ativa. Encenações, jograis e momentos de oração ajudaram a tornar a peregrinação um espaço de profunda vivência espiritual.
Para o Pe. Edson Tomé, SJ, secretário para Juventude e Vocações da Província do Brasil, a experiência revelou a força da união das juventudes e a missão do MAGIS Brasil de estar com os jovens e para os jovens. Já Alan Oliveira, candidato à Companhia, destacou o valor simbólico de cada passo como sinal do seguimento de Anchieta.
A peregrinação expressou o desejo da Rede Inaciana de Juventude de seguir ao lado das juventudes, promovendo o discernimento, a espiritualidade e a construção de um futuro cheio de esperança.




