A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram nesta quarta-feira, 17, a 5ª edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), cujo o tema é Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade (Ef 2, 14a). Como forma de prevenção a covid-19, a abertura foi realizada de forma virtual com a divulgação de um vídeo com pronunciamentos de representantes das Igrejas que compõem o Conic.
A CEF 2021 quer convidar os cristãos a pensarem, a avaliarem e a identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual, em especial no contexto da política e da pandemia da covid-19. Tudo isso por meio do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.
O Papa Francisco enviou uma mensagem aos brasileiros por ocasião do início da Quaresma e da abertura da Campanha da Fraternidade 2021.
No texto, o Santo Padre afirma que a Quaresma convida a todos para um tempo de intensa reflexão e revisão de vida. “O Senhor Jesus, que nos convida a caminhar com Ele pelo deserto rumo à vitória pascal sobre o pecado e a morte, faz-se peregrino conosco também nestes tempos de pandemia”.
Francisco lembra que é tradição há várias décadas a promoção da Campanha da Fraternidade pela Igreja no Brasil. Ele define a campanha como “um auxílio concreto para a vivência deste tempo de preparação para a Páscoa”. No documento, o Papa afirma que, neste ano de 2021, os fiéis são convidados a «sentar-se a escutar o outro» e, assim, superar os obstáculos de um mundo que é muitas vezes «um mundo surdo».
Confira a seguir a mensagem:
Hino oficial
Todos os anos, o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB escolhe, por meio de concurso, o hino oficial da campanha, que tem o objetivo de ajudar as comunidades cristãs a viverem a solidariedade e a unidade que a iniciativa propõe. O hino desta edição foi composto pelo frei Telles Ramon, com a música de Adenor Leonardo Terra, e é marcado pelo convite: “Venham todos!”.
Assista abaixo o clipe do hino e reflita sobre o significado mais profundo da paz, fruto da unidade entre os cristãos e seres humanos.