No dia 13 de março, o Colégio São Francisco Xavier (Sanfra), localizado em São Paulo, foi palco do lançamento do livro Saberes em Movimento: boas práticas no Colégio São Francisco Xavier. A obra, organizada pelo Irmão Jorge Luiz de Paula, SJ, assessor pedagógico do Sanfra, é fruto de um trabalho coletivo que reúne experiências educativas que refletem o compromisso do colégio com a formação integral e a excelência acadêmica.
O livro Saberes em Movimento é uma coletânea que apresenta boas práticas desenvolvidas no Sanfra, buscando integrar inovação, espiritualidade e compromisso social. Dividido em capítulos que abordam temas como metodologias ativas, formação cristã, voluntariado estudantil, sustentabilidade e comunicação institucional, a obra busca inspirar educadores da Rede Jesuíta de Educação e de outras instituições que desejam promover uma educação transformadora.
Durante o lançamento, o diretor-geral, Pe. Tárcio Luiz Ferreira dos Santos, SJ, destacou que o livro é uma reflexão sobre a importância da educação integral e da promoção de valores éticos e espirituais na formação dos estudantes. “Cada capítulo deste livro é uma janela aberta para a criatividade e a generosidade dos nossos educadores, que, com sua dedicação diária, fazem ecoar no presente a tradição pedagógica da Companhia de Jesus”, afirmou.
A publicação foi produzida com o apoio de Edições Loyola. Segundo o assessor pedagógico, Ir. Jorge Luiz de Paula, SJ, o título Saberes em Movimento traduz a ideia de que o aprendizado é um processo contínuo, que ultrapassa as fronteiras da sala de aula e se conecta com a comunidade e o mundo. Ela busca ser um convite para a reflexão e a troca de experiências, incentivando educadores a inovarem e promoverem uma educação mais humanizadora e comprometida com a transformação social.
O Sanfra reafirma, assim, seu papel como referência na Rede Jesuíta de Educação Básica, mantendo vivo o desejo de transformar saberes em ações concretas que contribuam para a construção de um mundo mais justo e solidário.
Galeria de fotos: