
Pe. Anderson Rabêlo, SJ
Comissão Diocesana dos 400 anos
Em 2026, celebraremos o IV Centenário da Presença Missionária da Companhia de Jesus na região sul do Brasil, um marco cujas comemorações foram iniciadas em 03 de maio deste ano. A Diocese de Santo Ângelo, por meio, da Comissão Diocesana dos 400 anos, em parceria com a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil e a Rede Servir, apresentou um selo comemorativo para estas celebrações, desenvolvido para expressar a força histórica, espiritual e cultural das reduções.
O selo apresenta como elemento central a Cruz Missioneira, estilizada com traços indígenas e o monograma IHS (Iesus Hominum Salvator; em português, Jesus Salvador dos Homens), símbolo da Companhia de Jesus. O número 400 é destacado, fundido à forma da cruz, evocando fé, memória e compromisso. Além disso, o selo utiliza uma paleta de cores que remete à espiritualidade e à cultura missioneira.
A expectativa da Comissão é que o selo seja amplamente utilizado ao longo do Ano Jubilar Missioneiro (2026) em comunicações oficiais, eventos e celebrações, reforçando a relevância das Missões Jesuítico-Guarani na história do Brasil. Assim, espera-se que a memória das Missões seja preservada e celebrada, inspirando novas gerações a reconhecerem a importância desse legado cultural e espiritual.
Acesse o manual da marca do Selo Comemorativo dos 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani: http://bit.ly/46pAsU6




