A celebração dos 481 da aprovação oficial da Companhia de Jesus, nesta segunda-feira, 27, reuniu centenas de jesuítas e colaboradores que participaram de uma live, via YouTube, realizada pela Província do Brasil. O encontro contou com a presença do Provincial, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, do Pe. Rogério Mosimann, SJ, do Pe. Cesar Augusto dos Santos, SJ, e do analista social do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), Felipe Silva.
O Provincial fez uma breve apresentação do Projeto Apostólico Comum 2021-2027 (PAC.2), lançado pela Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL). Explicou que o documento está em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus e que, nos próximos anos, guiará os passos do Corpo Apostólico das Províncias que compõem a CPAL. Destacou as prioridades do documento, falou sobre a mobilização das juventudes e trouxe reflexões sobre a importância de colaborar, doar e acolher aqueles que mais precisam e mais sofrem na América Latina, em especial, os haitianos, cubanos e venezuelanos.
“Convido a todos para que nos sensibilizemos, que abramos o Plano Apostólico da América Latina para podermos nos inspirar e somar forças, para não ficarmos só no Brasil, mas sermos América Latina, como nossa grande mãe que nos sustenta, que nos une pelas nossas culturas, pelas nossas diversidades não para a separação, mas para a nossa união… Que Deus nos inspire nesta nossa empreitada e celebrando os 481 anos da Companhia de Jesus, que nós, jesuítas e colaboradores, como um único Corpo Apostólico, possamos ser solidários com aqueles que mais precisam”, disse Pe. Smyda.
Como gesto concreto de solidariedade, a Província dos Jesuítas do Brasil lançou também uma Campanha pela reconstrução do Haiti, em parceria com a CPAL. Em agosto, o país caribenho voltou a sofrer com uma série de desastres naturais. Dados do governo estimam que mais de 2.200 haitianos perderam suas vidas e cerca de 60.500 residências foram completamente destruídas. O objetivo da ação é arrecadar fundos, ao longo de todo o mês de outubro, para a construção de casas-modelos, que serão destinadas a famílias, no sul da ilha. A meta da Companhia Universal é a construção de 600 moradias (veja, abaixo, como colaborar com a campanha).
Se você ainda não assistiu o evento ou deseja rever, corre para o nosso canal no YouTube, que nós deixamos live salva lá. Acesse https://www.youtube.com/c/jesuitasbrasil/videos
Quer ajudar o povo haitiano?
É muito fácil doar para a campanha de reconstrução do Haiti e todo valor é bem-vindo!
Veja como fazer:
As doações podem ser feitas por:
Transferência bancária
Banco Itaú
Agência: 0733
Conta: 04529-8
CNPJ 20.846.050/0001-00
Via PIX – Chave 20.846.050/0001-00
QR-code – utilize diretamente no aplicativo do seu banco
Para todas as formas, o favorecido é a Província dos Religiosos Jesuítas do Brasil.