Acontecerá nesta quarta-feira (17), a partir das 20h (horário de Brasília), a live “Violência sexual em crianças, adolescentes e vulneráveis: descoberta, denúncia e impacto social”. A iniciativa faz parte de uma série de ações programadas para maio, mês dedicado à campanha nacional “Faça Bonito”. A live é uma promoção da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil e da Província dos Jesuítas do Brasil. A transmissão ocorrerá pelos canais do YouTube MAGIS Brasil e Jesuítas Brasil.
Convidados ao debate
Fabiane Olivia Ardenghi – terapeuta ocupacional, pós-graduada em neurociências e comportamento e especialista em prevenção de abusos em âmbito eclesial e intrafamiliar.
Carine N. Sawtschenko Victorino – psicóloga, doutoranda e mestra em psicologia da saúde. Pós-graduada em cuidados paliativos e terapia da dor, com experiência clínica há cerca de 20 anos, atuando em fenomenologia daseinsanalítica e plantão psicológico.
Participam de forma especial, Nelson Giovanelli dos Santos e a Dra. Eliane De Carli, membros da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores do Vaticano.
A Campanha nacional
A ação visa o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio.
A defesa e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes merecem atenção permanente, mas 18 de maio é um momento de atenção especial de engajamento, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Durante todo o mês, e nesse dia em especial, diversas instituições, organizações e ativistas pelos direitos das infâncias e adolescências se mobilizam para sensibilizar, conscientizar e informar toda a sociedade.
A data se relaciona a um crime ocorrido em 1973, em Vitória (ES). Araceli, uma menina de oito anos, foi sequestrada, sofreu violência sexual e foi assassinada. Os suspeitos, três rapazes de famílias influentes da cidade, foram absolvidos por falta de provas e o caso foi arquivado.
Um pedido do Papa
Desde o início de seu pontificado, Francisco assumiu a pauta do combate aos abusos sexuais em crianças, adolescentes e vulneráveis no ambiente eclesial e fora dele. Atitudes severas, discursos, mudanças no código de direito canônico e profissionalização da comissão interdisciplinar do Vaticano fazem parte das ações adotadas pelo Papa.
Fonte: MAGIS Brasil