
Quem ganha, quem perde — e o que é preciso para que ninguém fique para trás?
A terceira live do ciclo Jesuítas pela Justiça Climática – Fé em Ação na COP30 convida você a refletir sobre os caminhos para uma transição energética que seja verdadeiramente justa, colocando a vida, e não o lucro, no centro das decisões. Dados oficiais apontam que mais de 50% da matriz energética nacional deriva atualmente de energias limpas. São limpas mesmo? E a quem estão beneficiando?
Recentemente Richard Muyungi, diplomata tanzaniano, questionou: Como falar de transição energética se 45% da população do continente africano não tem acesso a eletricidade?
Vamos debater essas e outras questões com:
Edmar de Almeida, doutor em Economia Aplicada, professor e pesquisador do Instituto de Energia da PUC-Rio e presidente da Associação Internacional de Economia da Energia (IAEE).
Ricélia Sales, doutora em Recursos Naturais, técnica em Saneamento, geógrafa e professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar.
Mediação:
Pe. Antônio Tabosa, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico de São Leopoldo (RS) e integrante do Comitê COP30 da Província dos Jesuítas do Brasil.
Data: 05 de novembro
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Transmissão: YouTube | Jesuítas Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=idSm4b8e60M




