Nesta segunda-feira (10), foi inaugurada a primeira filial da Livraria Manresa, instalada na sede da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na cidade do Rio de Janeiro. Esse novo espaço cultural é aberto ao público em geral, não só aos universitários. Sob a responsabilidade da Associação Cultural e Beneficente Padre Reus (Abepare), a Livraria foi idealizada pela Companhia de Jesus para proporcionar aos seus frequentadores a oportunidade de consumir livros para uma formação integral. Seu acervo conta com uma diversidade de títulos de referência no mercado de CTP (Científico – Técnico – Profissional) das mais renomadas editoras do Brasil. Além disso, o público encontra, também, livros das áreas de ficção, espiritualidade, religiosos e não ficção.
O evento contou com a presença de convidados do mercado editorial, do reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ, que falou sobre “a necessidade deste espaço de encontro, um lugar onde o livro é celebrado como registro do saber, e como lugar de circulação do conhecimento. Tenho certeza de que essa parceria vai dar muitos frutos”, comemorou ao dar as boas-vindas à Livraria.
O diretor-geral de Edições Loyola e Vice-presidente da Abepare, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, explicou a importância dessa parceria com a PUC-Rio para alavancar o processo de construção da Rede de Livrarias da Companhia de Jesus no Brasil. Ele destacou que “o livro hoje é ainda muito importante para cultura, para a vida, para que a gente possa descobrir sempre mais o valor e o sentido de viver”.