Entre os dias 01 e 03 de novembro, aconteceu o Fórum Vocacional Inaciano, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), com o objetivo de ampliar as discussões sobre o trabalho vocacional na Província do Brasil (BRA). Reunindo cerca de 80 participantes, entre jesuítas, religiosas e leigos(as), o evento abordou o tema Com Inácio de Loyola, Peregrinos da Esperança. Além de proporcionar um momento de encontro, o fórum foi uma excelente oportunidade para fortalecer laços entre as redes e obras da Província, promovendo uma maior sensibilidade no âmbito das vocações.
A programação teve início com uma mesa-redonda sobre o tema central, contando com a presença do Ir. Davidson Braga, SJ, sócio da Província do Brasil, do Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ, secretário para Juventude e Vocações, e do Pe. Ponciano Petri, SJ, coordenador do Plano de Candidatos. Ao longo do primeiro dia, houve ainda apresentações e conferências sobre o “sentir com a Igreja” no trabalho vocacional desenvolvido pela Igreja no Brasil, a importância da vocação do irmão jesuíta, a questão vocacional no magistério do Papa Francisco, além de uma conversa sobre a promoção vocacional na Companhia a nível de América Latina, com o Pe. Hernán Quezada, SJ, delegado para Juventude e Vocações da Cpal, e Pe. Daniel Castro, SJ, secretário para Juventude e Vocações da Província da Colômbia. O primeiro dia terminou com uma noite cultural para convivência e confraternização.
No sábado (02), uma mesa-redonda abordou o discernimento vocacional na Companhia de Jesus – desde Inácio e os primeiros companheiros até aos referenciais para as vocações. Foram realizadas conferências sobre o Projeto de Vida com os responsáveis pela Rede de Educação, a paróquia jesuíta como lugar vocacional com leigas da Paróquia de Santo Antônio de Iconha (ES) e os desafios das “vocações maduras” na vida religiosa consagrada, com o Pe. Jaldemir Vitório, SJ. Houve, ainda, uma intervenção artística Vocação é chamamento, preparada por alguns jesuítas.
No domingo (03), encerrou-se o Fórum com o lançamento do mini-documentário Provocação, momentos de oração para “sentir e saborear” todas as reflexões e moções dos dias anteriores, além da Eucaristia presidida pelo Pe. Alexandre Raimundo, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Belo Horizonte e Santa Luzia (MG) e diretor nacional da Fundação Fé e Alegria do Brasil. Ao final, havia entre os presentes um sentimento de consolação e esperança, com a disposição para continuar o processo de conversão e fortalecer a colaboração entre os diferentes atores envolvidos na missão da Companhia de Jesus no Brasil, visando o fortalecimento de uma cultura vocacional.
Confira mais fotos do I Fórum Vocacional no hotsite do evento em https://magisbrasil.org.br/forum/.