Mensagem de Pesar pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI

Em nome dos jesuítas da Província do Brasil, lamento o falecimento do Papa Emérito
Bento XVI neste sábado (31), aos 95 anos, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Teólogo brilhante, Joseph Ratzinger deixa importante legado para a Igreja em sua trajetória, com produções de livros e encíclicas sobre a fé, o amor e a esperança em Jesus Cristo. Deste modo, agradecemos a Deus por nos ter abençoado com sua presença, seu legado e seu exemplo de vida entre nós.

Eleito em abril de 2005 como 265º Papa, desde que São Pedro esteve à frente dos primeiros fiéis cristãos, Bento XVI exerceu a função por oito anos. Porém, em sua vida religiosa, já havia cumprido outras missões importantes sendo, por exemplo, Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional. Como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, foi responsável pela aprovação do documento “Memória e Reconciliação: A Igreja e as culpas do passado”, da Comissão Teológica Internacional, que acompanhou o pedido de Perdão do Papa João Paulo II no Jubileu do ano 2000.

Em sua visita ao Brasil, em maio de 2007, Bento XVI participou da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida (SP), e celebrou uma missa para cerca de 1 milhão de fiéis, no Campo de Marte, na cidade de São Paulo. Na ocasião, o Papa canonizou o brasileiro frei Antônio de Sant’Anna Galvão, conhecido como Frei Galvão.

Aos jesuítas, reunidos para a Congregação Geral em 2008, ele reconheceu a importância do exemplo de vida de padre Pedro Arrupe, SJ, Superior Geral da Companhia de Jesus entre 1965 e 1983, e do pioneirismo de Matteo Ricci, SJ, na cultura do diálogo, e nos chamou “a ir às fronteiras, reconhecendo que ir lá significa estar à margem, em dificuldades e nem sempre ter a resposta certa”.

Em 2013, em um gesto de humildade e coragem, renunciou à função, sendo sucedido pelo Papa Francisco. Nesses quase 10 anos de convivência, o Papa Emérito manteve uma relação de cordialidade com o atual Pontífice, com quem conversava com relativa frequência.

Peço aos jesuítas, leigos e leigas inacianos que orem e celebrem missas pelo descanso eterno do Papa Emérito Bento XVI. E ao Senhor, que acolha a sua alma, levando-a à Sua presença!

 

Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ

Provincial do Brasil

 

Leia a mensagem de pesar do Pe. Arturo Sosa, Superior Geral da Companhia de Jesus!

 

Funeral

Segundo nota do Vaticano, o funeral de Bento XVI ocorrerá na próxima quinta-feira (05/01), às 9h30 no horário local (5h30 no horário de Brasília), na praça São Pedro, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco. A partir de segunda-feira (02/01), o corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro, para as homenagens dos fiéis.

Crédito da imagem: arquivo do Papa Emérito Bento XVI/Vatican News

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários