home

Mensagem final 48ª Assembleia da CPAL

Com alegria, gratidão e compromisso, concluímos a 48ª Assembleia da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL), realizada de 19 a 23 de junho na Casa de Retiro San Claver, Cundinamarca (Colômbia). Agradecemos a acolhida e a hospitalidade da Província Colombiana e da equipe de trabalho, cuja gentileza e serviço tornaram nossa estadia muito agradável.

Durante a Assembleia tivemos a alegria de contar com a presença e a participação do Padre Geral Arturo Sosa, SJ, no marco de sua visita apostólica às Províncias da Colômbia e da Venezuela. Iniciamos nossa reunião com as boas-vindas e a apresentação do programa pelo novo presidente da CPAL, Pe. Rafael Garrido, SJ.  

Durante os dois primeiros dias, guiados pelas palavras do Padre Geral, continuamos o processo de discernimento sobre a reestruturação e reconfiguração na Conferência e os desafios de um novo modo de governança para as Províncias e Regiões, um processo que está se consolidando e avançando.

Na tarde da quarta-feira (21), dia de São Luís Gonzaga, tivemos a apresentação do trabalho da Rede de Rádios, feita pelo Pe. Lucas López, SJ; da Federação Internacional de Fé e Alegria, apresentada por seu novo coordenador, Pe. Daniel Villanueva, SJ; do Projeto Girassol, para acompanhamento das atividades do PAC.2, apresentado pelo assessor de planejamento da CPAL, Sr. Carlos Ernesto Pérez e do Serviço Jesuíta aos Refugiados, apresentado por Oscar Calderón, coordenador do JRS-LAC. Também refletimos sobre a Comunicação Assertiva na promoção de uma Cultura Consistente de Proteção. Todos esses temas foram seguidos por um profundo diálogo e reflexão a fim de identificar os desafios que encontramos na missão da conferência.

Na quinta-feira (22), elegemos os novos membros do conselho da CPAL, que acompanharão o serviço da nova equipe diretiva: 

– Vice-presidente: Pe. Victor Hugo Miranda, SJ, Provincial do Peru.

– Conselheiro para a Assistência Sul: Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, Provincial do Brasil.

– Conselheiros para a Assistência Norte: Pe. José Domingo Cuesta, SJ, Provincial da América Central e Pe. Daniel de Ycaza, SJ, Provincial do Equador.

Também foi discutida a estrutura central da CPAL e foram definidas as representações em algumas instâncias de cooperação.

Em um clima de oração e eucaristia, surgiu a moção de que somos uma comunidade itinerante de amigos no Senhor com uma missão comum aberta ao discernimento e à concretude diante dos novos desafios que temos pela frente. 

Pedimos a Nossa Senhora do Caminho que nos acompanhe e nos coloque junto a seu Filho.

Um abraço fraterno a todos vocês no Coração de Jesus.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários