Entre 28 de abril e 02 de maio de 2025, os provinciais se reuniram na 53ª Assembleia da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal), em Calera de Tango (Chile).
Vivemos esta primeira sessão do ano, juntamente com toda a Igreja, comovidos pelas celebrações da Páscoa do nosso querido Papa Francisco. Em nossas Eucaristias e orações, nós o louvamos especialmente e recordamos seu legado de ensinamentos e gestos proféticos. Pedimos ao Espírito Santo que ilumine e guie os cardeais eleitores para que nos seja dado o novo Pontífice de que o nosso tempo necessita.
Com esse espírito, abraçamos os desafios e as realidades de nossas províncias e países em nossas conversas e discernimentos, sempre mantendo nossa missão comum como horizonte. Para isso, revisamos o Projeto Apostólico Comum (PAC.2) e propusemos melhorias e prioridades para os próximos anos.
Agradecemos a Deus pelos frutos apostólicos que podemos ver nos mais diversos campos, trabalhando de forma colaborativa e sempre próxima das pessoas, especialmente das mais vulneráveis.
A reestruturação interna das províncias e as necessárias reorganizações que estão no horizonte continuam ocupando um tempo significativo em nossas discussões, a fim de melhor responder à missão, a pedido do Padre Geral. As províncias da Bolívia, Caribe e Paraguai compartilharam sua situação atual, e continuamos a tomar medidas concretas na formação de jesuítas em nível de Conferência.
Trabalhamos em diversas etapas nas redes e grupos dependentes da Cpal, com a participação de alguns de seus representantes. Isso deu continuidade ao processo iniciado na 52ª Assembleia, visando concluir um mapeamento que deve ser o mais preciso e transparente possível e refletir um perfil que garanta a identidade jesuíta e a interação frutífera entre as províncias e os vários grupos e redes apostólicas. Serão tomadas medidas para simplificar as estruturas, tornando-as mais leves e ágeis.
Agradecemos à Província do Chile pela calorosa acolhida e pelas oportunidades inspiradoras que tivemos, visitando escolas da rede educacional inaciana, compartilhando experiências com os projetos sociais da Província e celebrando com as comunidades paroquiais de Santa Cruz e Jesús Obrero. Uma peregrinação ao túmulo de Santo Alberto Hurtado era imprescindível, para pedir-lhe que continue intercedendo por todas as províncias que representamos, onde nos sentimos tão refletidos em seu exemplo e testemunho.
Confiamos agora ao Senhor o nosso caminho rumo à próxima Assembleia, que acontecerá em Roma no final de outubro, após o Encontro dos Superiores Maiores convocado pelo Padre Geral.
Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe – Cpal