Nota de pesar pelo falecimento de Dom João Evangelista Martins Terra, SJ

É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento de Dom João Evangelista Martins Terra, SJ, ocorrido hoje (11), no final da manhã, em Brasília (DF), depois de algumas semanas internado. O jesuíta tinha 97 anos de idade e 79 anos de Companhia de Jesus.

Nascido em Jardinópolis (SP), em 7 de março de 1925, foi ordenado padre em 1956, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1964, fez a profissão perpétua na Companhia de Jesus. Em 1988, recebeu a Ordenação Episcopal em São Paulo. Adotou, então, o lema episcopal Cum Christo Et In Ecclesia (Com Cristo e Na Igreja). Esteve como bispo auxiliar de Olinda e Recife entre 1988 e 1993. De 1994 e 2004, foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Brasília. Como jovem padre, morou por quase dez anos em Roma (Itália). Neste período, além de trabalhar no jornal L’Osservatore Romano, especializou-se em Sagrada Escritura e Teologia, tendo sido professor de Bíblia e Teologia antes de ser ordenado bispo.

Dom Terra deixa importantes legados. Doutor em Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em Línguas Semíticas, publicou mais de 220 obras em vários países. Era considerado um biblista de renome e esteve à frente dos institutos Bíblico de Brasília e Divino Mestre.

Seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de Brasília entre 7h e 11h, deste sábado, 12 de março. A missa será às 11h, sendo seguida do sepultamento.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares de Dom Terra, jesuítas e amigos.

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários