Nota de pesar pelo falecimento de Pe. Harold Joseph Rahm

Padre Haroldo Joseph Rahm morreu, aos 100 anos, no início da tarde deste sábado (30/11), na capital paulista. O velório acontecerá amanhã (domingo) no Paço Municipal, na Prefeitura de Campinas (SP), a partir das 8h.

O jesuíta nasceu no Texas, Estados Unidos, em 22 de fevereiro de 1919. Chegou a ser tenente do Exército norte-americano até descobrir sua vocação religiosa. A partir de então dedicou sua vida a “combater o bom combate” por meio de suas obras que integram a ação social à sua vocação religiosa, com o objetivo de aliviar o sofrimento de pessoas discriminadas e marginalizadas. Ainda nos Estados Unidos, já desenvolvia trabalhos sociais com jovens que viviam na fronteira com o México.

Padre Haroldo chegou ao Brasil em 1965 e naturalizou-se brasileiro em 1986. Em 1978, fundou a entidade filantrópica Associação Promocional Oração e Trabalho (APOT), que foi rebatizada com seu nome pela diretoria em 2009. O jesuíta publicou mais de 50 livros, ministrou dezenas de cursos e foi agraciado com diversos prêmios.

Um dos seus maiores legados, o Instituto Padre Haroldo, foi fundado em 1978, em Campinas (São Paulo). O trabalho desenvolvido pela instituição tem sido reconhecido com prêmios nacionais e internacionais ao longo dos mais de 40 anos de existência.

Diariamente, o Instituto Padre Haroldo atende cerca de 1,5 mil pessoas são atendidas por meio dos 13 serviços e 4 projetos oferecidos. Entre os beneficiários, estão: crianças que desenvolvem atividades pedagógicas; gestantes e mães em situação de vulnerabilidade que ganham abrigo e apoio para um recomeço; pessoas em situação de rua que recebem acolhimento e alimentação; pessoas de todo o Brasil que buscam tratamento para vícios em drogas lícitas e ilícitas.

Fontes: Instituto Padre Haroldo | G1 | site A Cidade On (Campinas)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários