home

Nota de pesar pelo falecimento do Ir. Paulo Carlos Eckert, SJ

Ir. Paulo Carlos Eckert, SJ

A Província dos Jesuítas do Brasil comunica com pesar o falecimento do Ir. Paulo Carlos Eckert, SJ, ocorrido nesta quarta-feira, 22, na Comunidade de Saúde e Bem-estar São José, em São Leopoldo (RS).

Irmão Paulo completaria 90 anos de idade no dia 25 de fevereiro de 2022. Natural de Estrela (RS), o religioso ingressou no noviciado da Companhia de Jesus, em Pareci Novo (RS), na véspera de seu aniversário de 21 anos.

Após os seus primeiros votos, em 1955, foi destinado ao Colégio Cristo Rei em São Leopoldo, onde foi professor e prefeito dos Afonsinos, entre outros trabalhos. Durante algum tempo, foi professor do curso Roque Gonzales, na capital gaúcha.

De 1960 até 2004, Ir. Paulo esteve no Colégio Anchieta de Porto Alegre (RS), onde foi professor, orientador religioso e diretor do Show Anchieta Canto e Dança, sendo também o diretor da Associação Pequenos Cantores. No decorrer deste período, também assumiu o cargo de superintendente administrativo do Colégio, ministro e consultor da casa.

Em 2004, foi destinado para integrar a Comunidade da Casa de Saúde São José, em São Leopoldo. A sua destinação foi um pedido do Superior da época que via nele aptidão para o cuidado com os enfermos. Na ocasião, ele também colaborou cuidando do refeitório e sendo responsável pela capela. Desde 2017, sua missão era rezar pela Igreja e pela Companhia de Jesus. Em janeiro de 2021, o jesuíta havia completado 68 anos dedicados à Companhia.

Sobre Ir. Paulo, Pe. Peter-Hans Kolvenbach, SJ, então Superior Geral da Companhia de Jesus, escreveu: “A sua presença humilde, dedicada e fiel nos diversos setores da vida do Colégio Anchieta constitui certamente um estímulo para quantos buscam um sentido para suas vidas.”

Nesse momento de dor, a Província do Brasil se solidariza com os familiares do Ir. Paulo, jesuítas e amigos. O velório e a missa ocorrerão nesta quinta-feira, 23, a partir das 9h. No entanto, por medidas de isolamento, a cerimônia será exclusiva para pessoas da Comunidade da Casa de Saúde São José. Em seguida, haverá o sepultamento no Cemitério dos Jesuítas, em São Leopoldo.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários