
A Província do Brasil comunica, com profundo pesar, o falecimento do Pe. César Augusto do Santos, SJ, nesta quarta-feira (23), em São Paulo (SP). O jesuíta estava com 80 anos de idade, dos quais 59 anos vividos na Companhia de Jesus.
Seu ingresso no Noviciado da Companhia de Jesus se deu aos 20 anos de idade, em 16 de abril de 1966, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). Professou os votos do biênio em Itaici também, em 09 de março de 1969, e foi enviado para estudar Filosofia, de 1968 a1972, na Faculdade Nossa Senhora Medianeira (FASP), em São Paulo (SP). No ano seguinte, foi destinado para os estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 02 de agosto de 1975, foi ordenado diácono na comunidade São João XXIII, no Rio de Janeiro (RJ).
A ordenação como presbítero ocorreu na Igreja Santo Inácio, no Rio de Janeiro, aos 13 de dezembro de 1975, por imposição das mãos de dom Clemente José Isnard, bispo de Nova Friburgo (RJ). Realizou a Terceira Provação em Alcalá de Henares, em Madri (Espanha), no primeiro semestre de 1979. Professou os últimos votos em 03 de dezembro de 1982, na mesma Igreja de Santo Inácio, sendo incorporado definitivamente na Companhia de Jesus.
Como presbítero, sua primeira missão foi a de assistente eclesiástico da Comunidade de Vida Cristã (CVX). Viveu na residência Nossa Senhora do Parto, no Rio de Janeiro, de 1977 a 1979. Depois de regressar da Terceira Provação, foi destinado para o Colégio Santo Inácio, na mesma cidade (1980 a 1984), para a função de orientador espiritual da instituição. Na sequência, por dois anos, tornou-se membro da comunidade do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), colaborando como orientador espiritual do colégio e assistente eclesiástico da CVX. Neste tempo, atuou ainda como promotor vocacional.
Transferido para São Paulo (SP), Pe. César trabalhou por uma década (1987 a 1997) no Colégio São Luís e serviu na missão como orientador espiritual, diretor da pastoral, assistente eclesiástico das Congregações Marianas e da Associação de Antigos Alunos, coordenador da Pastoral da Juventude da antiga província Brasil Centro-Leste (BRC). Em 1997, coordenou as celebrações do IV centenário de José de Anchieta. Os anos de 1998 e 1999, foram vividos no colégio São Francisco Xavier, no bairro Ipiranga, também em São Paulo. Ali, foi assistente de pastoral, coordenou o setor de mídia e comunicação social da BRC e colaborou com o projeto Loyola Multimídia.
De 2000 a 2002, foi membro da comunidade do Pateo do Collegio. Continuava na coordenação do setor de mídia e comunicação social. Atuou como ministro e consultor da comunidade, na direção de desenvolvimentos e projetos, além de vice-diretor do Pateo. Foi vice-postulador da causa do Beato Anchieta e realizou um mestrado na Universidade de São Paulo (USP0. Esses serviços e o mestrado foram continuados quando regressou à comunidade do Colégio São Luís (2003-2007).
De 2008 a 2014, o Pe. César viveu em Roma (Itália), na Residência São Pedro Canísio, e, entre outros ministérios, dirigiu o programa brasileiro da Rádio Vaticano.
Devido a seu amplo conhecimento sobre São José de Anchieta (canonizado ao final de 2014), o Pe. César foi chamado de volta ao Brasil para colaborar como Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta (ES). Ali permaneceu até 2017, quando foi enviado de volta para a comunidade do colégio São Luís, em São Paulo. Neste período (2018-2022), realizou diversos tipos de ministério: acompanhava Exercícios Espirituais, colaborou no Serviço de Colaboração, Fé e Espiritualidade (Secofe) e como captador de recursos para a Província do Brasil.
Nos últimos anos, vinha já desacelerando a intensidade do apostolado, devido a idade avançada e algumas situações de saúde, mas continuou até o fim a sua oblação de vida para o Reino. Em junho de 2023, foi enviado para Salvador (BA) a fim de trabalhar com cultura e espiritualidade inaciana e orientador espiritual, como membro da comunidade Padre Antonio Vieira. Como sua saúde pedia mais cuidados, foi destinado para a Comunidade Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo, para receber melhor acompanhamento e cuidado.
Em memória ao Pe. César Augusto, fica aqui uma frase dele:
Só tenho a agradecer a Deus por tamanha graça, que ele me ajude a continuar firme no anúncio de seu evangelho.
Velório e sepultamento
A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. César Augusto dos Santos, SJ, e comunica que o velório será realizado amanhã (24), na Comunidade Nossa Senhora da Estrada, a partir das 9h, e a missa será celebrada às 15h. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Santíssimo Sacramento, às 17h.