Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Ignácio Pérez Rodríguez, SJ

A Província dos Jesuítas do Brasil comunica com profundo pesar o falecimento do Pe. Ignácio Pérez Rodríguez, SJ, ocorrido ontem (19), em Belo Horizonte (MG). No próximo dia 01 de setembro, o jesuíta completaria 97 anos de vida, sendo 77 anos deles dedicados à Companhia de Jesus.

Nascido em Casaseca de las Chanas, Zamora (Espanha), Ignácio ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Salamanca, aos 18 anos, em 24 de agosto de 1946. Dois anos mais tarde, professou os primeiros votos na mesma cidade espanhola, onde permaneceria outros dois anos para realizar o Juniorado.

Na primavera europeia de 1951, o jesuíta foi enviado para estudar Filosofia na Pontifícia Universidade de Comillas, em Madrid (Espanha). Ao finalizar esses estudos, foi destinado ao Brasil para realizar a etapa formativa do Magistério. Em 1955, esteve no Anchietanum para estudar Português e trabalhar como auxiliar do prefeito de estudos e do bibliotecário do Colégio São Luís, ambas instituições localizadas em São Paulo (SP). No ano seguinte, deu continuidade ao Magistério na Escola Apostólica Leoneliano, em Belo Horizonte (MG).

Após concluir o Magistério, foi enviado ao Colégio Máximo Cristo Rei, em São Leopoldo (RS), para estudar Teologia, etapa que durou de 1957 a 1960. Dentro deste período, em 12 de dezembro de 1959, foi ordenado presbítero em Belo Horizonte, na Igreja de São Sebastião, por imposição das mãos de Dom João Resende Cosa, SDB.

Ao finalizar o quarto ano de Teologia, realizou a etapa da terceira provação em Volta Redonda (RJ), onde permaneceu até dezembro de 1961. Sua incorporação definitiva à Companhia de Jesus deu-se em 15 de agosto 1963, com a profissão dos últimos votos realizada no Colégio Imaculada, em Juiz de Fora (MG).

Desde cedo, Pe. Ignácio dedicou-se ao acompanhamento da juventude e à promoção vocacional. Sua primeira missão como sacerdote foi como orientador espiritual, promotor vocacional, confessor, diretor da Congregação Mariana e diretor da Cruzada Eucarística no Colégio Loyola de Belo Horizonte, onde esteve de 1962 a 1964. Depois de passar um breve período no colégio São Francisco Xavier em Ipatinga (MG), ele retornou à capital mineira, para dedicar-se ao serviço de promotor vocacional da Vice-província Goiano-mineira, de 1966 a 1971) e diretor do Secretariado do movimento Comunidade de Jovens Cristãos (CJC), entre 1972 e 1975.  

Em 1976 e 1977, Pe. Ignácio esteve em Itumbiara (GO), onde atuou como orientador espiritual do seminário e acompanhou a pastoral da juventude. No ano seguinte, foi a Roma (Itália) para fazer uma especialização em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Ao voltar para o Brasil, em 1979, Pe. Ignácio foi destinado para a paróquia São Sebastião, em Montes Claros (MG). Este foi o início de uma longa jornada de colaboração marcada por dois períodos. No primeiro, que se concluiu no início de 1986, ele atuou como vigário, superior da comunidade religiosa, promotor vocacional, pároco e consultor.

Em seguida, Pe. Ignácio foi destinado para colaborar como orientador espiritual na Escola Técnica de Eletrônica (ETE), em Santa Rita do Sapucaí (MG). Neste tempo, surgiu um novo apelo missionário. Assim, foi enviado para colaborar na pastoral com migrantes latinos nos Estados Unidos, onde esteve em 1987 e 1888. Foi um tempo bastante exigente.

De volta a Montes Claros, em 1989, o jesuíta atuou como vigário paroquial, diretor da Casa de Nazaré, promotor vocacional, responsável pelo Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) e assistente eclesial do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Esta segunda temporada estendeu-se até o final de 2012, quando ele recebeu uma nova missão.

Dado o longo período e a intensidade com que viveu a missão no sertão norte mineiro, a história da Paróquia São Sebastião e da Casa de Nazaré são profundamente marcadas pela vida-missão de Pe. Ignácio. Ele deixou uma marca muito profunda no coração daquela gente.

Em 2013, Pe. Ignácio foi enviado ao Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), onde permaneceu até 2019. Neste período, com idade avançada, sua saúde já inspirava maiores cuidados. Foi destinado, portanto, para a Comunidade de Saúde e Bem-estar Ir. Luciano Brandão em Belo Horizonte, onde estava desde então.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Ignácio Pérez Rodríguez, SJ. E comunica que a missa acontecerá hoje (20), Comunidade Ir. Luciano Brandão, em Belo Horizonte, com sepultamento em seguida.

Compartilhe

Últimas notícias