Com profundo pesar, a Província do Brasil comunica o falecimento do Pe. Javier Pérez Enciso, SJ, neste domingo (26), em São Paulo (SP). O jesuíta estava com 100 anos de idade, dos quais dedicou 80 anos à Companhia de Jesus.
Ele nasceu em 10 de março de 1924, na cidade de Vozmediano, localizada na província de Soria, Espanha. Aos 20 anos, em 23 de maior de 1944, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Salamanca, também na Espanha, onde professou os primeiros votos no dia 24 de maio de 1946. Permaneceu nesta cidade para os primeiros estudos até o ano de 1950, quando foi enviado para os estudos de Filosofia na Universidade de Comillas, em Santander, Espanha.
Entre os anos 1953 e 1956, foi destinado para a etapa do Magistério no Colégio Imaculada em Oviedo, Espanha. De volta a Comillas, em 1956, iniciou os estudos teológicos que foram concluídos depois de mais dois anos (1956-1958) S. Cugat de Vallès, Barcelona, Espanha. Foi ali, em S. Cugat que ele foi ordenado presbítero em 03 de julho de 1959.
Pouco tempo depois de ser ordenado, Pe. Javier foi destinado para o Brasil, onde estabeleceu-se como missionário até o seu falecimento. Ele chegou ao Brasil em 03 de dezembro de 1960 e sua primeira missão em solo brasileiro foi em Belo Horizonte (MG). Trabalhava na residência e no Colégio Loyola como ministro, confessor, prefeito da Igreja e responsável pela Vila Fátima. Ainda na capital mineira, em 1963, exerceu a função de secretário da Cúria Provincial (Província Goiano Mineira), arquivista e redator do informativo Notícias da Província.
Em 1964, foi destinado para a cidade de Goiânia (GO) a fim de trabalhar como professor de Ensino Religioso. Sua missão na Universidade Católica de Goiânia foi expandindo-se para outras áreas do conhecimento. Foi professor na Escola de Belas Artes e no Colégio Assunção, professor de Ciências Econômicas, de Psicologia Educacional e de Sociologia Geral na Universidade Federal de Goiás. Trabalhou ainda como vice-reitor da Faculdade de Filosofia e, em 1967, decidiu naturalizar-se brasileiro, pois identificou-se muito com o povo e a missão realizada nestas terras.
Em 1968, seu trabalho foi interrompido para um período de aprofundamento em pastoral catequética no Instituto Lumen Vitae, em Bruxelas, Bélgica. Quando retornou ao Brasil, iniciou seu preparo para o doutorado em Sociologia da Educação, permanecendo alguns meses no Rio de Janeiro (RJ) para essa missão.
Os dez anos de missão em Goiânia foram completados em 1974, depois de quatro anos dedicados ao doutorado em Sociologia da Educação. Nesse período, o Pe. Javier realizou ainda diversas atividades apostólicas como: pároco em Damonlândia, vice-reitor acadêmico, superior da comunidade religiosa e professor de sociologia.
Concluído o doutorado, em 1975, Pe. Javier foi destinado para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até 2022. Foram quase 50 anos de uma vida intensa dedicada sobretudo ao ensino, à pastoral com jovens e aos Exercícios Espirituais. Nos primeiros anos (1975-1984), ele era membro da comunidade Padre Leonel Franca, junto à PUC-Rio. Trabalhou na universidade como adjunto do vice-reitor, coordenador da pós-graduação, conselheiro e assistente do centro de atividades pastorais. Como membro da comunidade Pedro Arrupe (1985-1993), ele desempenhou os ministérios de superior da comunidade e somou àquelas que desempenhava anteriormente a função de Conselheiro das Equipes de Nossa Senhora e o acompanhamento mais sistemático de leigos e seminaristas nos Exercícios Espirituais.
Outra vez membro da Comunidade Padre Leonel Franca (1994-2000), Pe. Javier atuou como diretor do Centro de Pastoral da universidade e capelão da igreja Sagrado Coração de Jesus.
Mesmo com a idade já bastante avançada, continuava trabalhando incessantemente pelo Reino. Foi destinado, então, para a Comunidade Santo Inácio, na capital fluminense. Recebeu o ofício de Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração (hoje, Rede Mundial de Oração do Papa) e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ). Permaneceu nesta função de 2001 a 2008. Colaborava com os ministérios ordenados na Igreja Santo Inácio, com a orientação de Exercícios Espirituais para diversos públicos.
Em 2010, lhe foi solicitado outra vez atuar como Diretor Arquidiocesano do MEJ, função desempenhada por ele até 2020. Escreveu diversas apostilas que ajudaram muitos jovens a aprofundarem no seguimento de Jesus a partir da Espiritualidade Inaciana e dos princípios do MEJ.
Ao final de 2022, o estado de saúde do Pe. Javier passou a demandar cuidados muito específicos e isso levou os superiores a destiná-lo para a comunidade Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo (SP). Ali, cuidando da saúde, ele teve a alegria de celebrar com muita alegria e a presença de amigos seus 100 anos de vida. Mas, sem dúvidas, a celebração mais marcante foi comemorar o jubileu de ouro de sua ordenação presbiteral, em 2009, na Igreja Santo Inácio, no Rio de Janeiro. Ele fez questão de deixar registradas as memórias vividas neste dia:
“Essa é a minha glória. Tudo nos estimula para louvar, glorificar e servir ao Senhor JESUS e aderir a Ele cada dia com mais firmeza. Pois ‘ser amigos de JESUS e servidores da sua missão’ é o nosso ideal.”
A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Javier Pérez Enciso, SJ.