home

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. José Jomêr Oliveira Júnior, SJ

É com grande pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil anuncia o falecimento do Pe. José Jomêr Oliveira Júnior, SJ, ocorrido na noite de terça-feira (03), às 23h53, na cidade de São Paulo (SP). O Pe. Jomêr nos deixou aos 59 anos, após ter vivido 38 anos de sua vida na Companhia de Jesus.

Nascido em 23 de julho de 1964, no município de Frutal (MG), o Pe. Jomêr deu início à sua jornada na Companhia de Jesus ao ingressar no Noviciado Inácio de Azevedo, localizado em Campinas (SP), no dia 10 de fevereiro de 1985. Professou os primeiros votos na Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). Posteriormente, foi designado para o Juniorado Padre Gabriel Malagrida, em João Pessoa (PB), onde permaneceu nos anos de 1987 e 1988.

Entre os anos de 1989 e 1991, Pe. Jomêr dedicou-se aos estudos filosóficos no Instituto Santo Inácio – Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atual Faje, em Belo Horizonte (MG). Em seguida, foi designado para o magistério no Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo, em 1992 e 1993.

Em 1994, retornou a Belo Horizonte, onde iniciou seus estudos teológicos na mesma instituição em que havia estudado filosofia, permanecendo lá até 1997. Ele foi ordenado diácono no dia 30 de novembro de 1996, na Paróquia Cristo Operário, em Belo Horizonte, e posteriormente, no dia 12 de julho de 1997, foi ordenado presbítero na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Goiânia (GO), ambas cerimônias realizadas sob a imposição das mãos de Dom Luciano Mendes de Almeida.

Após sua ordenação, o jesuíta foi designado para estudar Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). No ano de 2000, ele realizou a Terceira Provação na Venezuela.

O Padre Jomêr desempenhou um apostolado bem diversificado ao longo de sua jornada na Companhia de Jesus. Entre os anos 2000 e 2001, ele regressou ao Colégio São Francisco Xavier (Sanfra), onde atuou como assistente de Formação Cristã. Durante os cinco anos seguintes, ele continuou colaborando com o Sanfra como membro da Comunidade do Anchietanum, desempenhando um papel significativo na Pastoral Juvenil a partir desta instituição, com foco especial na orientação dos Exercícios Espirituais.

No ano de 2007, ele voltou para Belo Horizonte, onde exerceu a função de vigário na Paróquia São Francisco Xavier durante três anos. De 2010 a 2013, Pe. Jomêr abraçou uma nova experiência no âmbito educativo, desta vez no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), onde atuou como orientador de alunos e acompanhante de Exercícios Espirituais.

O Centro Cultural de Brasília (CCB), também teve a honra de contar com a colaboração do Pe. Jomêr nos anos de 2014 e 2015, quando desempenhou o papel de coordenador da Área de Espiritualidade, orientador dos Exercícios Espirituais e assistente regional da CVX. 

Posteriormente, ele foi designado para Cuiabá (MT), onde mais uma vez assumiu a função de vigário na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, contribuindo significativamente para a formação de lideranças e a promoção da espiritualidade inaciana. Essa missão foi igualmente desempenhada em Belo Horizonte, na Paróquia São Francisco Xavier, de 2019 a 2021, e em Montes Claros (MG), na Paróquia Nossa Senhora de Montes Claros e  São José de Anchieta, onde estava desde 2022.

Nos últimos meses, Pe. Jomêr enfrentou desafios de saúde que o levaram a buscar tratamento em São Paulo, na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada. Apesar de todos os cuidados médicos, seu estado de saúde agravou-se e ele veio a falecer.

Pe. Jomêr era um homem de grande inteligência, sempre irradiando positividade e demonstrando educação, cortesia e excelentes habilidades interpessoais nas comunidades em que serviu. Seu fervor apostólico era notável, e ele abraçava o sacerdócio com entusiasmo. 

A celebração de Exéquias aconteceu nesta quarta-feira (04), na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo, às 14h30. O sepultamento será às 17h na Cripta da Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, no Mosteiro de Itaici. 

A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Jomêr.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários