Hoje (16), início desta terceira semana do Advento, a Província do Brasil comunica com profundo pesar o falecimento do Pe. José Maria de Andrade Couto, SJ, em Belo Horizonte (MG). O jesuíta tinha 66 anos de idade, dos quais 39 anos foram vividos na Companhia de Jesus.
Ele ingressou no Noviciado Inácio de Azevedo, em Campinas (SP), no dia 10 de fevereiro de 1985, com 26 anos de idade. Ao final do biênio, professou os primeiros votos no dia 07 de fevereiro de 1987 e foi enviado para João Pessoa (PB), onde permaneceu dois anos na etapa do Juniorado.
Os estudos filosóficos foram realizados no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus – Instituto Santo Inácio (ISI), em Belo Horizonte (MG), de1989 a 1991. Nos dois anos seguintes, realizou a etapa formativa do Magistério em São Sebastião do Tocantins (TO). Em 1994, de volta ao ISI na capital mineira, realizou os estudos teológicos.
O jesuíta foi ordenado presbítero em Contatem (MG), no dia 28 de junho de 1997, por imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Palmas (TO). Realizou a etapa formativa da Terceira Provação em Los Teques (Venezuela), no ano 2000, e foi incorporado definitivamente na Companhia de Jesus com a profissão dos últimos votos no dia 23 de novembro de 2002, na igreja Nossa Senhora das Graças, Paróquia Jesus Ressuscitado, em Belo Horizonte. Nesta Paróquia, ele tinha realizado a sua primeira missão depois de ordenado, atuando como vigário nos anos 1998 e 1999.
Ao retornar da Terceira Provação no segundo semestre de 2000, Pe. José Maria foi destinado para a Paróquia Santíssima Trindade, na capital mineira. Ali permaneceu por três anos, como vigário. Em 2004, foi destinado para Montes Claros (MG), quando da criação da Paróquia Nossa Senhora de Montes Claros e São José de Anchieta. O jesuíta foi o primeiro pároco, exercendo a função até 2008, sendo que, no ano anterior, havia assumido também a missão de superior da comunidade Padre Frederico Dokulil.
Em 2009, Pe. José Maria foi enviado de volta à Paróquia São Francisco Xavier, em Belo Horizonte, mas permaneceu pouco tempo e logo veio a destinação para São Paulo (SP). Chegou ao Centro Pastoral Santa Fé em 2010, para trabalhar na pastoral dos assentamentos e colaborar no Curso de Teologia para Leigos na região de Brasilândia. Em 2015, assumiu a direção do Centro Santa Fé e, com o encerramento desta comunidade religiosa, passou a integrar a comunidade Os Mártires de El Salvador, até ser destinado uma vez mais para Montes Claros. Trabalhou como vigário na Paróquia Nossa Senhora de Montes Claros e São José de Anchieta entre 2018 e 2020, quando teve que interromper a missão para cuidar da saúde.
Desde 2021, o Pe. José Maria era membro da Comunidade de Saúde e Bem-Estar Ir. Luciano Brandão, onde faleceu na madrugada desta segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2024.
Em memória ao Pe. José Maria, fica aqui uma frase dele: “de minha parte, desejo estar sempre pronto e disponível para ir aonde Deus me chama pela missão que os superiores me enviarem e para levar a Boa Nova aos irmãos que ainda não receberam ou para continuar a cultivar o que outros já semearam”.
Velório e sepultamento
A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. José Maria de Andrade Couto, SJ, e comunica que o velório está previsto para iniciar hoje (16), às 14h, na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Ir. Luciano Brandão, com missa às 15h30 (horário de Brasília). O sepultamento será, às 17h, no cemitério Parque da Esperança, em Belo Horizonte (MG).