É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Pe. José Sciberras, SJ, ocorrido na manhã desta quarta-feira (03), em Fortaleza (CE). Ele nos deixa aos 87 anos de idade.
Desde muito jovem, Pe. Sciberras sentiu o chamado de Deus para a vida religiosa. Ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus em Naxxar (Malta) no dia 06 de dezembro de 1953, aos 17 anos. Após a profissão dos votos do biênio, realizou os estudos humanísticos (Juniorado) e foi destinado para a Itália, onde estudou Filosofia (1956 a 1958, em Gallarate) e Teologia (1958 a 1962, em Nápoles). Nesta última cidade, foi ordenado sacerdote em 09 de julho de 1961, por imposição das mãos de Dom Raimundo Calabria.
De volta a Malta, trabalhou por dez anos como professor de religião, matemática e química no St. Aloysius College, em Birkirkara, além de atuar como assistente do padre espiritual dos alunos.
Esteve por um breve período em Auriesville (Estados Unidos) para realizar a etapa da Terceira Provação. Sua incorporação definitiva na Companhia de Jesus, com a profissão dos últimos votos, deu-se no dia 02 de fevereiro de 1967.
Em 1973, Pe. Sciberras foi destinado a trabalhar como missionário no Brasil. Ao chegar em Salvador (BA), colaborou como professor e diretor do laboratório de Química do Colégio Antônio Vieira. Lá permaneceu até 1987, exercendo também as funções de ministro da Comunidade, vigário na Paróquia da Vila América, orientador de Exercícios Espirituais e reitor da Igreja de Santo Antônio da Barra.
No ano de 1987, foi destinado à cidade de São Luís (MA), onde atuou como ministro e consultor da Residência São Luís e vigário na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. De volta ao apostolado educacional, passou a trabalhar no Colégio São Francisco de Sales (Diocesano), em Teresina (PI). De 1994 a 2000, colaborou na pastoral deste colégio. Ainda em Teresina, foi enviado ao bairro Socopo para colaborar como ministro e assessor espiritual na Casa de Retiros (2001-2004).
Com a criação da Província do Brasil Nordeste (BNE), Pe. Sciberras retornou a Salvador para trabalhar como arquivista na Cúria Provincial (2005 a 2011). Além disso, ajudava no atendimento aos fiéis no Santuário de Fátima, junto ao Colégio Antônio Vieira.
Há 14 anos, a saúde do Pe. Sciberras demandou maior atenção e cuidado. Por isso, em 2012, foi destinado à Comunidade de Saúde e Bem-Estar São Luiz Gonzaga, em Fortaleza (CE), onde esteve desde então. Mesmo cuidando da sua saúde, o jesuíta ainda prestou diversos serviços para a comunidade e para o povo. Foi confessor por muitos anos na Paróquia Cristo Rei, colaborou no economato e na manutenção da casa e, de 2014 a 2023, foi consultor do superior.
Nas últimas semanas, Pe. Sciberras sentia que se aproximava a hora de abraçar definitivamente a Cristo, a quem se dedicou plenamente desde a juventude.
O velório aconteceu na tarde desta quarta-feira (03), no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza (CE).
A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Sciberras.