home

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Octávio Jesus Bittencourt Fontoura, SJ

É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Pe. Octávio Jesus Bittencourt Fontoura, SJ, ocorrido neste domingo (28), em Curitiba (PR). Ele nos deixa aos 100 anos de idade, dos quais 72 foram dedicados à vida religiosa na Companhia de Jesus.

Nascido em 06 de agosto de 1923, em Colombo (PR), o Pe. Fontoura iniciou sua jornada na Companhia de Jesus ao ingressar no Noviciado em Pareci Novo (RS), no dia 05 de abril de 1952.  Professou os primeiros votos no dia 18 de abril de 1954, nesse mesmo ano deu início aos estudos em Gramática. 

Em 1955, ele foi destinado para o Colégio Máximo Cristo Rei, em São Leopoldo (RS). Lá estudou Filosofia, de 1955 a 1957, e Teologia de 1958 a 1961. No ano seguinte, foi enviado para a Terceira Provação, em Volta Redonda (RJ). No dia 03 de dezembro de 1960, ele foi ordenado sacerdote na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba (PR). 

Em 1963, na cidade do Rio de Janeiro, Pe. Fontoura passou a exercer a função de assistente eclesiástico dos Círculos Operários, atividade que o iniciou no apostolado social, marca indelével de toda a sua trajetória como jesuíta. Em 1964 foi enviado para Curitiba e professou os últimos votos na Capela de Nossa Senhora Medianeira. 

Desde então, ele dedicou a sua vida e ministério a acompanhar o apostolado social, especialmente por meio dos Círculos Operários. Já na década de 60, por questões de logística para o exercício do ministério, foi-lhe concedida a licença para viver com familiares, permanecendo vinculado ora à Comunidade do Colégio Medianeira, ora à Comunidade São Francisco Xavier. Além disso, o jesuíta orientava Exercícios Espirituais e colaborava na Igreja do Rosário, no Centro de Curitiba. 

A partir de 2015, em virtude de sua idade avançada, o sacerdote teve suas atividades pastorais reduzidas e estava em tratamento de saúde.

O velório aconteceu nesta segunda-feira (29), a partir das 11h, na Capela Esmeralda, localizada na Rua Hugo Simas, 26, em Curitiba. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Fontoura.

Compartilhe

Últimas notícias