
A Província do Brasil comunica, com profundo pesar, o falecimento do Pe. Vendelino Estanislau Bieger, SJ, sábado, 28 de junho, em São Leopoldo (RS). O jesuíta estava com 101 anos de idade, dos quais 82 anos vividos na Companhia de Jesus.
Nascido no município de Cerro Largo (RS), em 30 de outubro de 1923, teve sua vocação iniciada no seio familiar ainda bastante jovem. Aos 19 anos de idade, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Pareci Novo (RS), em fevereiro de 1943. Ao final do biênio, professou os votos como escolástico no dia 04 de março de 1945 e deu início à etapa do Juniorado com estudos de humanidades e retórica.
Em 1947, foi destinado para o Colégio Máximo Cristo Rei, em São Leopoldo, para estudos de Filosofia. Realizou a etapa do magistério no Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), como prefeito de estudos e professor de Geografia, Língua Latina e História, de 1950 a 1952. De volta ao Colégio Máximo Cristo Rei, realizou estudos de Teologia de 1953 a 1956. Foi ordenado presbítero em São Leopoldo, em dezembro de 1955. Terminados os estudos de Teologia, foi enviado para realizar a Terceira Provação em Pinheiral (RJ), no ano de 1957. Professou os últimos votos no Colégio Santo Inácio, em Salvador do Sul (RS), em agosto de 1958.
Padre Vendelino não teve muitos endereços, como é comum acontecer com os jesuítas. Como presbítero, sua primeira missão no Colégio Santo Inácio, em Salvador do Sul, permaneceu de 1958 a 1963, dedicando-se sobretudo a lecionar História. Em 1964, foi destinado para Curitiba (PR), onde permaneceu até 2012. No Colégio Medianeira, deu aulas de História por muitos anos. Foi também professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e dedicava-se a atender confissões, sobretudo de religiosas, e a escrever. Colaborou por muitos anos com a nossa missão na Igreja do Rosário, no centro de Curitiba.
No cotidiano, servindo com simplicidade, teve uma vida longa, dedicada aos ministérios ordenados e ao ensino. No final de 2012, caminhando para seus 90 anos de idade, foi destinado para a Comunidade São José, em São Leopoldo, onde esteve desde então cuidando da saúde, escrevendo e orando pela Igreja e pela Companhia.
A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Vendelino, SJ, e comunica que o velório será realizado neste domingo (29), na Comunidade São José, a partir das 10h, e a missa será celebrada às 15h. O sepultamento será em seguida no Cemitério dos Jesuítas junto ao túmulo do Pe. Reus.