Há mais de 50 anos, o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional do Colégio Santo Inácio (CSI), no Rio de Janeiro, têm como lema a promoção da justiça social por meio da educação. Os cursos, oferecidos no período noturno e totalmente gratuitos, proporcionam ao aluno a oportunidade da reflexão sobre seu caminho pessoal e seus papéis na sociedade.
Já são mais de 20 mil alunos que concluíram seus estudos ou ingressaram em um curso profissionalizante, descobrindo, pelo carisma inaciano, a consciência de que a educação ainda é a ferramenta mais poderosa de transformação da vida das pessoas. O Noturno (EJA e Educação Profissional) é uma das obras sociais mais significativas da Companhia de Jesus no Rio de Janeiro e atende alunos de diferentes idades, que estejam em situação socioeconômica desfavorável. Eles podem cursar da 8ª fase do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com possibilidade de estender sua formação com os cursos de Administração, Análises Clínicas, Enfermagem ou Informática. Para que isso seja possível, os estudantes desfrutam de toda a infraestrutura do CSI.
A formação oferecida a esses alunos possibilita o desenvolvimento de suas potencialidades, nas várias dimensões do ser humano, despertando para a consciência crítica frente à realidade pessoal, comunitária e social. O ex-aluno e hoje professor no curso de Análises Clínicas, Gilvan Alcântara, diz que: “Quando um aluno sobe um patamar a mais na educação, a vitória pessoal tem seu mérito, mas sobretudo quem ganha com esta qualificação é a sociedade, pois um aluno qualificado e instrumentalizado é capaz de promover mudanças na comunidade em que está inserido de forma mais sólida e contundente”.
Para saber mais sobre o Noturno (EJA e Educação Profissional do Colégio Santo Inácio), clique aqui.
Fonte: Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro)