
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) deu início, nesta sexta-feira (16), a uma nova gestão com a posse do Prof. Dr. Pe. Carlos Fritzen, SJ, como o décimo reitor da instituição. A cerimônia foi presidida pelo provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, e contou com a presença do reitor que se despede do cargo após 20 anos, Pe. Pedro Rubens, SJ.
O novo reitor, que tomará posse em sessão solene no dia 02 de fevereiro, enfatizou a importância do legado deixado pelos seus nove antecessores e da atualização e projeção da missão da Unicap, que reforça seu compromisso de continuar a ser uma universidade que valoriza a diversidade e inclusão. “Sou o décimo de muitos reitores que virão. Vamos focar na missão da universidade, atentos aos sinais dos tempos”, ressaltou Pe. Fritzen.
A nova gestão se inicia com a implementação de uma política de redução das mensalidades de diversos cursos de graduação, para alunos ingressantes no primeiro semestre letivo. A medida não é uma promoção pontual, mas resultado de amplo processo de reestruturação institucional que traz mais eficiência administrativa e otimização de processos internos. “Esta é uma decisão de gestão estratégica que reforça nossa missão jesuíta de ampliar o acesso à educação superior de qualidade. Tornar a Unicap mais acessível é também torná-la mais justa e comprometida com a transformação social”, afirmou o novo reitor.
Entre as prioridades da nova direção, está também a revisão e atualização curricular para atender às demandas do mercado de trabalho. “Não somos vendedores de títulos. Com excelência e profundidade, nossa missão é formar pessoas que transformem a sociedade. Queremos também fomentar a pesquisa aplicada que resolva problemas reais e atraia financiamento externo”, frisou Pe. Fritzen.
O novo reitor também destacou a importância do humanismo e da inclusão em sua gestão. “Nossa identidade jesuíta é o que nos diferencia. Formamos líderes com consciência, compaixão e compromisso”, reforçou. Para isso, a Unicap se propõe a fortalecer parcerias com a Igreja, o Estado, municípios e empresas, além de ampliar sua atuação em projetos de interiorização e internacionalização.
O jesuíta também anunciou a implantação de um Plano de Letramento Digital para o corpo docente, visando integrar a tecnologia de forma a apoiar o ensino e não o substituir. “A Inteligência Artificial será nossa aliada, permitindo que os professores se dediquem mais à mentoria e à pesquisa”, destacou.
A gestão promete ser marcada por três pilares fundamentais: sustentabilidade, inovação e humanismo. “Estes valores guiarão nossa administração e nos permitirão continuar a ser uma instituição de referência, comprometida com a formação integral de nossos alunos e com a transformação social”, enfatizou o novo reitor.
Como uma das primeiras ações de sua gestão, Pe. Fritzen anunciou a assinatura de um convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a ser firmado no dia da sua posse, com a presença do reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Pedroso, SJ. Este convênio visa fortalecer a colaboração entre as instituições e promover intercâmbios acadêmicos, além de estimular a pesquisa conjunta.

Para contribuir com sua gestão, que se estenderá pelos próximos quatro anos, Pe. Fritzen reconduziu como vice-reitor o Pe. Delmar Cardoso, SJ, e nomeou como pró-reitores o físico Alexandre Ramos (Graduação), o jornalista e cientista político Juliano Domingues (Pesquisa e Pós-graduação) e o advogado Aragon Bergonci (Administrativo). A nova equipe se compromete a promover uma administração com foco e centrada em ações de curto, médio e longo prazos.
“A Unicap se prepara para enfrentar os desafios do futuro, reafirmando seu compromisso com a educação de qualidade e com a responsabilidade social que a caracteriza, tornando-se cada vez mais acessível a um número maior de estudantes”, concluiu o novo reitor.
Fonte: Comunicação/Unicap




