home

Núcleo de estudos de gênero é lançado na Unicap

Com a proposta de fomentar os estudos, a pesquisa e a extensão na área de gênero, o colegiado do curso de História da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) aprovou a criação do Cactos – Núcleo Unicap de Estudos de Gênero. Com caráter interdisciplinar, o grupo tem como objetivo promover o intercâmbio entre a Universidade, a comunidade e outras instituições por meio de diversas atividades.

O Cactos é liderado pelo professor do curso de História da Unicap, Walter do Amaral, e conta com as participações dos pesquisadores Jarmeson Melquíades Soares, Maria Emília Vasconcelos dos Santos, Maruza Gabrielle Martins Campelo e Vamberto Gonçalves da Silva, da Unicap, e de Michelle Silva Borges e Vera Lúcia Puga, da Universidade Federal de Uberlândia.

As atividades, abertas a alunos e professores de todos os cursos da Unicap, estarão concentradas nas linhas de pesquisa de 1) Gênero, religião e mídias; 2) Gênero, poder e violência, e 3) Gênero, cultura e raça/etnia.

O núcleo já conta com alguns projetos em desenvolvimento, a exemplo de As narrativas do sagrado, suas comunidades, seus agentes , seus espaços e suas celebrações na história da sociedade brasileira da época republicana, que tem como pesquisador responsável o professor Walter do Amaral; Abolição e pós-abolição em Pernambuco: experiências, trajetórias e direitos (1880-1910), encabeçado pela pesquisadora Maria Emilia Vasconcelos dos Santos; e Nas páginas de ‘Maria’: a representação do gênero feminino na imprensa católica (Recife, 1922-1945), coordenado pelos pesquisadores Jarmeson Melquiades Soares, Maruza Gabrielle Martins Campelo e Vamberto Gonçalves da Silva.

Estão em andamento também o projeto Gênero e cultura: descortinando sujeitos e violências, liderado pela pesquisadora Vera Lúcia Puga; e Por arquétipos coletivos e a ‘negociação’ da violência de gênero, coordenador pela pesquisadora Michelle Silva Borges.

Fonte: Unicap (Recife/PE)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários