O Colégio Diocesano promoveu as Olimpíadas Esportivas para celebrar seus 110 anos de fundação. Os jogos, que aconteceram entre os dias 13 e 15 de maio, envolveram os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes competiram nas modalidades: futsal, basquete, handebol, vôlei, tênis de mesa, atletismo e natação.
A coordenadora do departamento de Educação Física, Maysa Lima e Silva, afirma que o esporte ensina a respeitar as diferenças, ter espírito de liderança e pensar coletivamente. “Os limites ensinados no esporte são limites da vida, trabalhados de forma educacional”.
O atleta inaciano deve contemplar os 6 Cs da Pedagogia Inaciana: ser consciente, competente, compassivo, comprometido, contemplativo e criativo. A medida que aprende os limites esportivos constrói valores para a vida em sociedade. O esporte favorece o desenvolvimento da maturidade; ajuda a criança a traçar estratégias, a reconhecer os erros e aprender com eles, além da auxiliar na compreensão de que pessoas engajadas formam uma equipe que alcança seus objetivos com mais facilidade.
Tradição
A tradição olímpica remonta a 2.500 anos a.C. e tem origem na Grécia Antiga. Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).
Criado em 1912, pelo francês Pierre de Frédy, a bandeira olímpica, formada por cinco anéis entrelaçados, representa a união amistosa entre as nações. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os competidores são os princípios que devem nortear a competição.
Clique aqui e veja a condução da Tocha Olímpica do Diocesano.
Fonte| Colégio Diocesano