home

Obras jesuítas se mobilizam para dar suporte às famílias atingidas pelo ciclone extratropical

Na última sexta-feira (16), o estado do Rio Grande do Sul foi severamente atingido por um ciclone extratropical, deixando um rastro de destruição e impactando especialmente a população mais vulnerável nas periferias. As consequências desse desastre natural incluíram árvores caídas, estradas bloqueadas, inundações, danos na rede elétrica e um saldo de 16 mortos, 1.538 desabrigados e 13.824 desalojados.

Na capital do Estado, Porto Alegre, a Fundação Fé e Alegria e a Paróquia Santíssima Trindade enfrentaram uma situação dramática quando suas instalações foram inundadas devido às enchentes que afetaram toda a região. Inúmeros moradores locais foram obrigados a buscar abrigo devido à invasão das águas em suas residências. A Fundação Fé e Alegria agiu prontamente, doando alimentos e cobertores, e com a ajuda de parceiros e benfeitores, conseguiu aliviar o sofrimento de parte dessas famílias afetadas pelo ciclone. 

No município de São Leopoldo, onde estão localizadas três obras da Companhia de Jesus – a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei) e o Santuário do Sagrado Coração de Jesus -, foi estabelecida uma mobilização conjunta com outras instituições para arrecadar roupas e alimentos destinados às vítimas que sofreram com as fortes chuvas.

Alunos e professores da Unisinos se uniram em uma rede de solidariedade e engajamento. Eles estavam ativamente presentes nos abrigos improvisados, oferecendo suporte médico e acolhimento às famílias desabrigadas; auxílio na logística e distribuição de doações recebidas na campanha emergencial; apoio na organização das ações. Além disso, a instituição de ensino jesuíta mapeou todos os seus alunos que sofreram perdas durante a passagem do ciclone para que fosse oferecido o auxílio necessário.

Já no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, a mobilização teve início logo pela manhã de sexta-feira. A igreja serviu como ponto de coleta de roupas, calçados, mantimentos e doações via Pix. De acordo com o Pe. Raimundo Nonato Resende, SJ, reitor do Santuário, a maior parte das doações arrecadadas foram de roupas e de calçados. Ele explicou que as contribuições em espécie foram doadas para as paróquias mais atingidas, São João Batista, localizada no Arroio da Manteiga, e São Jorge, localizada no bairro Campina, ambas em São Leopoldo.

Diante da previsão de chuvas e frio intenso, os jesuítas de Porto Alegre e São Leopoldo, em conformidade com suas obras apostólicas, manterão o compromisso de oferecer o suporte necessário para colaborar e amenizar o sofrimento das famílias impactadas pelo desastre natural.

Galeria de Fotos:

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários